Skip to main content
Auditoria | Consultoria | Treinamentos

Sistema de Gestão Ambiental

Proteção ambiental e sustentabilidade não são mais apenas tópicos de comunicação para as empresas, mas também fatores que agregam valor com um sistema de gestão ambiental.

Normas / Serviços

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Por que Certificar na ISO 14001?

Mais que um certificado a ISO 14001, ela demonstra ao seu cliente que sua empresa é comprometida com a Gestão Ambiental .

Melhorias Estratégicas – Satisfazer critérios de investidores e melhorar acesso ao capital, assegura a relação empresa/governo e fortalece a imagem e participação no mercado.

Incrementos Cruciais – Avaliação de riscos ambientais e integra riscos as decisões de médio e longo prazo, prevenindo a poluição e cumprindo a legislação.

Reduções Significativas – Reduzir custos com seguros e incidentes que possam trazer responsabilidade civil, facilita obtenção de licenças e autorizações e melhora relação empresa/governo.

Qualidade Garantida – Conscientização Ambiental entre fornecedores e quem trabalha em nome da empresa, promovendo o desenvolvimento ambiental.

LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Realize com a Qualtec o LAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais da sua empresa.

A nossa metodologia visa levantar os aspectos ambientais e seus respectivos impactos ao meio ambiente, ou seja, o levantamento trará quais elementos de uma atividade, produto ou serviço da organização podem interagir com o meio ambiente, e quais são essas modificações ao meio ambiente ocasionadas por cada aspecto, podendo ser impactos benéficos ou adversos.

A relação entre aspectos ambientais e impactos é uma relação de causa e efeito, sendo a compreensão dessas atividades e como interagem com o meio ambiente muito importante para estar em Compliance Ambiental Levantamento – conformidade da organização com as leis e normas ambientais vigentes; validades de licenças ambientais, alvarás, cumprimentos dessas condicionantes, dentre outros aspectos, como estar preparado em situações emergenciais e anormais a fim de mitigar o impacto negativo ao meio ambiente.

Avaliação – lançamentos em água e solo; emissões atmosféricas; uso de recursos naturais; consumo de materiais; geração de ruído; energia emitida (calor, radiação, etc); geração de resíduos; geração de esgotos; consumo de água, energia; embalagens contaminadas, situações anormais (derramamentos, vazamentos, etc), situações emergenciais.

Melhorias – auxílio na determinação das ações e controles operacionais; identificar oportunidades; promover e rastrear mudanças; identificar e avaliar eficácia de operações existentes associadas aos aspectos e impactos significativos; identificação de procedimentos necessários e monitoramento.

Reconhecimento – busca a elaboração de processos, da documentação e demais atividades pertinentes, cumprindo a legislação ambiental associada a eles e mitigando os impactos ambientais advindos da atividade da organização.

Orgulho e conscientização aos colaboradores e segurança dos acionistas.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo por meio do qual o órgão ambiental competente, licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou que possam causar degradação ambiental considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis a cada caso.

Esse processo acontece de maneira trifásica onde o órgão responsavel irá conceder a: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).

Lembrando que todas possuem datas de validade e, no caso da Licença de Operação, esta deve ser renovada para que sua organização permaneça operando.

Melhorias estratégicas: O licenciamento por se tratar de requisito legal é mandatório para todas as atividades potencialmente poluidoras exigidas na lei.

A Qualtec te auxiliará em todas as fases de solicitação das licenças, acompanhando todo o processo e fazendo vistas aos processos.

Lembrando que as licenças podem conter condicionantes das quais devem ser cumpridas, sendo necessário o monitoramento dessas condicionantes para que seja garantido seu total cumprimento.

Compliance ambiental: O PGRS é um documento integrante para o seu processo de licenciamento ambiental, na qual a empresa vai demonstrar a elaboração dos passos e comprovar a capacidade de gestão de resíduos de maneira ambientalmente correta.

Sendo umas das principais ferramentas utilizadas pelo Poder Público para controle das atividades potencialmente poluidoras é extremamente importante cumprir com este requisito.

O seu empreendimento só poderá operar com suas licenças em dia.

Programa de Coleta Seletiva

Outro ponto que sempre é avaliado e desenvolvido na hora de implantar um sistema de gestão ambiental ou simplesmente mitigar os impactos de uma organização, é o desenvolvimento de um programa de Coleta Seletiva.

Independente do porte ou da atividade Programas de Coleta Seletiva podem e devem ser implantados, tanto em empreendimentos comerciais, residenciais quanto industriais.

Documentos comprobatórios de movimentação e destinação de resíduos: CADRI, MTR e Certificado de Destinação são exigidos pelo governos alguns documentos para que a empresa realize determinadas etapas do plano de gerenciamento de resíduos para comprovação da coleta, transporte e descarte correto dos resíduos.

O CADRI, documento específico para o Estado de São Paulo, é emitido pela CETESB e trata-se de um certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental.

O documento comprova o encaminhamento correto de todos os resíduos gerados pela sua empresa para os locais aprovados pela CETESB, conforme solicita a Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Trata-se de um documento obrigatório para empresas que geram e fazem algum tipo de movimentação de resíduos perigosos.

MTR outra ferramenta de controle e obtenção de dados do governo, o MTR trata-se de um documento declaratório de implantação e operacionalização do plano de gerenciamento de resíduos.

Seu objetivo é rastrear a massa de resíduos sólidos, controlando, assim, sua geração, armazenamento, transporte e destinação.

Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDR): É um documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento.

Com ele a empresa geradora demostra que cumpriu a o manejo e descarte adequado de resíduos sólidos.

É através deste certificado que a empresa é capaz de demonstrar tanto para as auditorias quanto para os clientes da empresa, o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente.

Este é um dos documentos que deve ser exigido durante uma homologação de receptores de resíduos.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Elaboração e/ou Implantação) a PNRS traz um instrumento mandatório e muito importante para que essa exigência seja cumprida: o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Este documento exigido por determinados setores, incluindo aqueles que geram resíduos industriais gerados nos processos produtivos e instalações industriais, deve apresentar um conteúdo mínimo.

Consiste em um planejamento e implantação das etapas de geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados dentro da organização.

Para o desenvolvimento deste plano devem ser analisados todos os processos e suas saídas.

ABNT NBR 17100-1 - Gerenciamento de Resíduos

A ABNT NBR 17100-1 fornece uma base de referência para todo processo normativo de gerenciamento de resíduos (desde a origem do resíduo até sua destinação, incluindo a movimentação e operações intermediárias.

O objetivo é maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas do gerenciamento; além de harmonizar as informações e comunicações entre as partes interessadas.

A Parte 1 estabelece definições, bem como requisitos aplicáveis à todas os agentes envolvidos na cadeia de gerenciamento de resíduos (incluindo o gerador), contribuindo assim para uma padronização da terminologia e tratativas aplicadas, alinhada aos princípios de proteção ao meio ambiente e da saúde pública, bem como da sustentabilidade.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) estabelece para uma gama de setores a obrigatoriedade de gerenciar os resíduos sólidos de sua organização de maneira ambientalmente adequada.

Para cada atividade há um tipo de resíduo e particularidades relacionadas à instalação e infraestrutura e exigências ambientais, havendo a necessidade de uma análise detalhada das atividades para levantamento das possibilidades, que vão desde não geração até disposição correta.

Melhoria dos processos: o gerenciamento incentiva um aprimoramento nos processos resultando em forma mais eficiente de operar, e consequentemente na mitigação dos impactos ambientais gerados pela sua atividade, em uma mudança cultural dos colaboradores, melhoria na imagem da empresa e em redução de gastos com matéria prima, desperdícios e disposição final de resíduos.

Como a Qualtec pode ajudar você?

Estamos empenhados em conduzir todos os aspectos dos seus negócios com integridade e com entrega garantida.
diagnostico-icone-qualtec-consultoria-2
Diagnóstico

Identifica desvios (gaps) dos requisitos e práticas requeridos na norma.

 
mapear-processos-icone-qualtec-consultoria-2
Mapear Processos

Padronização com a finalidade de otimizar processos e atividades.

treinamentos-icone-qualtec-consultoria
Treinamento

Formar profissionais capacitados nos requisitos da norma.

desenvolver-implementar-politicas-procedimentos-icone-qualtec-consultoria
Desenvolver e Implementar Políticas e Procedimentos

Elaboração/Ajustes em conformidade com os requisitos da norma.

auditoria-interna-sistema-de-gestao-icone-qualtec-consultoria
Auditoria Interna do Sistema de Gestão

Auditoria para verificação das conformidades, não conformidades e oportunidades de melhoria.

auxiliar-nas-acoes-corretivas-icone-qualtec-consultoria
Auxiliar na ações corretivas

Correção das não conformidades e oportunidades encontradas.

acompanhar-auditoria-de-certificacao-icone-qualtec-consultoria
Acompanhar a auditoria de certificação

Acompanhamento da auditoria onde o Organismo Certificador verificará as práticas executadas pela empresa.

manutencao-do-sistema-de-gestao-icone-qualtec-consultoria
Manutenção do Sistema de Gestão

Manutenção/Revisão de procedimentos, com a finalidade de corrigir falhas. Apoiar a melhoria contínua na busca de novos avanços e possibilidades.

Somos muito mais que uma consultoria

Experiência

Mais de 36 anos desenvolvendo metodologia e certificando empresas na primeira auditoria.

Soluções

Personalizadas com foco no cliente, conteúdo, abrangência e aplicação prática com valores éticos que atentem à necessidade.

Metodologia

Diferenciada, buscando sempre agregar valor ao cliente com sucesso em certificações.

Tecnologia

Consultoria com segurança, eficiência e eficácia desenvolvendo uma gestão voltada para resultados efetivos.

Especialistas

Profissionais altamente qualificados, flexíveis e comprometidos com os desafios da sua empresa.

Atendimento

Atendimento disponível sempre que você precisar.

Uma empresa que tem um sistema de gestão ambiental pode ganhar diversos benefícios

Cumprimento das regulamentações ambientais

Isso evita multas, penalidades e outras sanções legais, protegendo a empresa de riscos financeiros e danos à sua reputação.

Redução do impacto ambiental

Não apenas beneficia o planeta, mas também pode resultar em economia de custos operacionais a longo prazo.

Melhoria da eficiência operacional

A otimização do consumo de recursos naturais e a redução do desperdício podem resultar em processos mais eficientes e menos dispendiosos.

Fortalecimento da reputação e da imagem de marca

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental dos produtos e serviços que consomem, e uma empresa com uma abordagem ambientalmente consciente tem maior probabilidade de atrair e reter esses clientes.

Acesso a oportunidades de negócios e mercados sustentáveis

Empresas com um sistema de gestão ambiental bem estabelecido têm maior probabilidade de acessar mais oportunidades e atender às exigências de fornecedores, parceiros comerciais e mercados sustentáveis.

abnt-lnbr-17100-1-norma-para-gerenciamento-de-residuosMeio Ambiente
24 de August de 2023

ABNT lNBR 17100-1 Norma para gerenciamento de resíduos

A ABNT NBR 17100-1 fornece uma base de referência para todo processo normativo de gerenciamento de resíduos (desde a origem do resíduo até sua destinação, incluindo a movimentação e operações…
qual-a-relacao-entre-as-normas-iso-e-os-odsESGMeio Ambiente
27 de April de 2023

Qual a relação entre as normas ISO e os ODS?

As Normas ISO (International Organization for Standardization) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são dois conceitos que estão cada vez mais interligados no mundo empresarial. As normas ISO são…
o-passivo-ambiental-pode-interditar-sua-empresaMeio Ambiente
3 de March de 2023

O Passivo Ambiental pode interditar sua Empresa

O cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade ambiental são temas cada vez mais relevantes para empresas de todos os setores. A legislação ambiental está cada vez mais rigorosa…