Skip to main content

A ABNT NBR 17100-1 fornece uma base de referência para todo processo normativo de gerenciamento de resíduos (desde a origem do resíduo até sua destinação, incluindo a movimentação e operações intermediárias.

O objetivo é maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas do gerenciamento.

Além de harmonizar as informações e comunicações entre as partes interessadas.

A Parte 1 estabelece definições, bem como requisitos aplicáveis à todas os agentes envolvidos na cadeia de gerenciamento de resíduos (incluindo o gerador), contribuindo assim para uma padronização da terminologia e tratativas aplicadas, alinhada aos princípios de proteção ao meio ambiente e da saúde pública, bem como da sustentabilidade.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) estabelece para uma gama de setores a obrigatoriedade de gerenciar os resíduos sólidos de sua organização de maneira ambientalmente adequada.

Para cada atividade há um tipo de resíduo e particularidades relacionadas à instalação e infraestrutura e exigências ambientais, havendo a necessidade de uma análise detalhada das atividades para levantamento das possibilidades, que vão desde não geração até disposição correta.

Melhoria dos processos: o gerenciamento incentiva um aprimoramento nos processos resultando em forma mais eficiente de operar, e consequentemente na mitigação dos impactos ambientais gerados pela sua atividade, em uma mudança cultural dos colaboradores, melhoria na imagem da empresa e em redução de gastos com matéria prima, desperdícios e disposição final de resíduos.

Contrate uma consultoria como a Qualtec e aproveite os benefícios dessa abordagem proativa em relação ao gerenciamento de resíduos.