Treinamento Especialista em Gestão Ambiental ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018

O objetivo é desenvolver o entendimento dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional, além de aprender sobre as ferramentas necessárias para implementar, auditar e gerir o Sistem

Público alvo:

O curso é dirigido aos profissionais: representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas de áreas de qualidade, meio ambiente  e saúde e segurança ocupacional das empresas; e pessoas que desejam atuar como profissionais nessas áreas. Os participantes poderão atuar na implantação, auditoria e gerenciamento do SGI.

Conteúdo Programático:

 

O programa de 96 horas (aulas presenciais) tem duração aproximada de 7 meses e aborda temas como:

  • Módulo 1 -  16 horas  - Interpretação de Requisitos ISO 14001:2015 - Abordar os requisitos da ISO 14001:2015, identificar e ajudar nas mudanças fundamentais para a implantação e adequação do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Serão apresentadas a integração das normas ISO através do Anexo SL e as estratégias para a transição da norma dentro das empresas, buscando a integração das estratégias, objetivos e metas ambientais às estratégias, objetivos e metas da organização, fazendo com que os indicadores ambientais estejam realmente alinhados às necessidades da organização;  
  • Módulo 2 - 08 horas – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais - Capacitar os participantes a utilizar técnicas e ferramentas de identificação e valoração dos aspectos ambientais e determinar seus respectivos impactos, de maneira a atingir conformidade com os requisitos da ABNT NBR ISO 14001.  
  • Módulo 3 – 16 horas - Interpretação de Requisitos ISO 45001:2018 - Interpretação e atualização dos requisitos; a implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional destina-se a eliminar ou minimizar o risco para os trabalhadores e para outras partes interessadas que possam estar expostos a riscos associados às suas atividades. A norma possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional das empresas e tem o objetivo de elevar o respeito e a confiança da sociedade. O treinamento capacita os participantes na implantação da norma e atuação responsável pelas empresas, através de um processo de melhoria contínua em Saúde e Segurança Ocupacional.
  • Módulo 4 - 09 horas - Avaliação de Perigos e Riscos - Metodologia para diagnosticar os perigos e riscos apresentados direta e indiretamente nas operações da empresa. É essencial para o gerenciamento dos riscos da operação.  
  • Módulo 5 - 16 horas - Mapeamento de Processos - Desenvolve a capacidade de organizar e otimizar os processos sob sua responsabilidade, para permitir o alcance dos resultados esperados da área. Desenvolver a habilidade de distribuir as partes do processo (atividades e tarefas) para os liderados, monitorar sua execução para o alcance dos resultados esperados da área.
  • Módulo 6 – 16horas -  Indicadores de Desempenho e Técnicas de Solução de Problemas e Melhoria Continua (MASP) - Apresenta os conceitos necessários para a implementação e desenvolvimento de indicadores. Orienta na escolha correta de indicadores possíveis de execução. Melhoria dos objetivos e metas através da ação baseada nos indicadores. Apresenta as técnicas para examinar os problemas no local de trabalho e apresenta métodos lógicos para eliminar as não conformidades com relação aos requisitos do Sistema de Gestão. Permitir aos envolvidos o entendimento e aplicação das técnicas de Análise e Solução de Problemas Contínua, desenvolver a identificação de deficiência em produtos, processos e serviços, visando identificar fontes de possíveis oportunidades de melhorias, mostrando assim que é possível o trabalho em equipe para focalizar o problema e discutir como poderá ser prevenido.
  • Módulo 7 - 08 horas - Introdução à Legislação e Gerenciamento de Resíduos - Introdução a legislação ambiental brasileira. Ajuda a analisar, interpretar e aplicar os requisitos legais aplicáveis ao Sistema de Gestão Ambiental implementado. Aborda as principais leis ambientais do Brasil e as que mais tem sido aplicáveis às indústrias. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Gerenciamento de Resíduos Sólidos industriais. Aborda questões como: a gestão de resíduos sólidos industriais, legislação básica aplicada a resíduos, classificação dos resíduos, transporte, armazenamento, coleta seletiva, destinação final ambientalmente correta; visando a preservação da saúde pública e a qualidade do Meio Ambiente.
  • Módulo 8 - 16 horas - Técnicas de Auditoria conforme a ISO 19011:2018 - A norma ISO 19011:2018 fornece as diretrizes relacionadas com a Auditoria do Sistema de Gestão. O treinamento tem por objetivo capacitar e reciclar os participantes na execução de auditorias internas, execução de diagnóstico, analisar as práticas executadas e procedimentos de trabalho em relação aos requisitos das normas. Apresenta as técnicas de auditoria. Os participantes serão capacitados com o conhecimento necessário para a realização de auditorias internas.

 

Informações Adicionais:

 

FREQUÊNCIA E CERTIFICADO

O certificado de conclusão do programa de Especialização de Gestor do Meio Ambiente e Formação de Auditor Interno do Sistema de Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional, conforme as norma ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, será fornecido mediante o cumprimento do seguinte critério pelo participante: frequência (presencial) mais de 75%.

 

HORÁRIO: aos sábados das 08h30 às 17h00, encontros quinzenais.

INCLUSO: Coffee-Break, Apostilas e Certificado Digital de participação.

DESCONTOS para mais de uma inscrição pela mesma empresa.

 

Para maiores informações, contate-nos: qualtec@qualtec.com.br / (16) 3610 0373

 

Quer saber mais?

Mande suas dúvidas pelo formulário abaixo, entraremos em contato em breve:

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM