SA 8000 - Responsabilidade social

SA 8000 - Diretrizes de responsabilidade social

A certificação permite a confiança de clientes e parceiros de que a empresa segue processos internos necessários para assegurar os direitos humanos dos colaboradores.

Objetivos da SA 8000

A SA 8000 é uma  norma universal que trata do direitos humanos dos colaboradores de uma empresa.
 
É possível implantar em todas as indústrias manufatureiras (também com algumas exclusões em atividades de agricultura e mineração).
 
O objetivo maior são ações para melhorar mundialmente as condições de trabalho.

Benefícios da SA 8000

  • Abertura de novos mercados;
  • Transparência nas relações comerciais;
  • Eficácia na Implementação de um programa de Responsabilidade Social;
  • Valorização da imagem e da marca;
  • Melhor recrutamento, retenção;
  • Ganhos em qualidade & produtividade e gerenciamento;
  • Menores custos de seguro,redução no turn over e ações trabalhistas;
  • Redução no índice de acidentes de trabalho;
  • Oportunidades de organização de sindicatos e de negociação coletiva;
  • Melhores Condições de trabalho;
  • Conscientização ampliada do trabalhador sobre os direitos trabalhistas fundamentais;
  • Evidência de que os direitos trabalhistas são bons para a sociedade e para os negócios;
  • Práticas melhoradas de negócio levam ao crescimento econômico e novas Oportunidades de emprego.

Como a Qualtec atua

Diagnóstico de Gap - Execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação aos requisitos. Tem as características de: ser Independente do ciclo de atividades de certificação e Identificar desvios (gaps) atuais da organização com relação ao programa. Segue uma abordagem de auditoria: análise das práticas atuais e disposições planejadas pela organização, através de: entrevista aos principais responsáveis do sistema e pessoas designadas pela organização e amostras documentais pontuais, onde relevante. Os desvios identificados têm uma natureza potencial, baseiam-se na evidência e informação recolhida sobre o que existe no momento do gap e o que está previsto, e os requisitos que futuramente a organização terá de cumprir.  

 O grande diferencial do diagnóstico executado pelos profissionais da Qualtec é o relatório entregue a organização que dispões os requisitos e apresenta a prática a ser aplicada, apresenta todos os pontos para apoio na definição do cronograma de trabalho adequado.

Treinamento  - Propicia aos participantes a interpretação da norma e apresenta os requisitos necessários para a implementação.  

Auxílio na Implantação - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo.  Aperfeiçoa a eficiência e eficácia de processos (produtivos e administrativos correlatos).  Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados.  Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.

Auditoria Interna - Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM