Mapeamento de Processos

Toda organização atinge os seus objetivos através de processos.
Mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram (são transformados em produtos ou serviços) e que saem (e são entregues aos clientes internos ou externos).

Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a sequência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização, conforme as áreas envolvidas, de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir a organização aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

Todos os processos de uma organização podem ser representados em uma modelagem de processo. O objetivo principal é aumentar a performance do processo e agregar valor ao negócio. Os principais processos que podem ser modelados são: Gestão da Inovação, Gestão de Projetos; Projeto de Produtos; Engenharia; Criação; Marketing; Comercial; Fabricação; Produção; Manutenção; Logística entre outros.

 

 

 

Objetivos mapeamento de processos

O objetivo maior da empresa que tem seus processos mapeados é a melhoria da qualidade de seus processos, visando atender suas necessidades e expectativas, através da adoção de uma estratégia de operação e administração orientada a criar consciência de eficiência e eficácia em todos os processos organizacionais envolvidos no projeto.

Os mapas de processo podem ter diversos graus de detalhamento, segundo o propósito para o qual são elaborados.

Em geral, as informações essenciais são:

  • Descrição das atividades;
  • Pontos de tomada de decisão;
  • Movimentos de informação e de documentos;
  • Pontos de controle e indicadores de processos;
  • Relações entre as diversas etapas do processo;
  • Relação entre áreas. 

 

O mapeamento dos processos busca:

  • Padronizar processos, procedimentos e ações internas;
  • Adquirir, documentar e padronizar os conhecimentos da empresa;
  • Aumentar o entendimento das funções de cada departamento;
  • Especificar e projetar um departamento ou setor da empresa, considerando funções, fluxo de informação, comunicação, processo de tomada de decisão, entre outros.

Benefícios mapeamento de processos

O alinhamento entre os processos internos e a estratégia da organização é fator fundamental de sucesso.

  • O mapeamento dos processos organizacionais é uma forma de aumentar o desempenho do negócio;
  • A modelagem dos processos gera um controle eficiente da empresa e de todas as etapas da empresa, eliminando tarefas que não agregam valor e reduzindo drasticamente retrabalhos e custos operacionais;
  • Aumenta a lucratividade da empresa, eliminando ações que não agregam valor;
  • Crescimento sustentável da rentabilidade;
  • Redução de retrabalhos e custos operacionais;
  • Desenvolvimento de uma cultura, visão e linguagem organizacional compartilhadas;
  • Formalização do know-how e práticas da empresa;
  • Suportar decisões para melhoria e controle das operações da empresa.

Como a Qualtec atua

A Qualtec desenvolve o projeto de mapeamento dos processos da organização. O escopo de abrangência será relacionado com as todas atividades da empresa, com ênfase no foco estratégico definido pela organização.

Treinamento Mapeamento de processos

 

FASES DE UM PROJETO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS
  • Identificação dos Objetivos da Empresa;
  • Identificação de problemas atuais e priorização de mapeamentos;
  • Planejamento da Execução das Atividades;
  • Execução do Mapeamento do Processo - Fluxo Atual;
  • Execução da Definição do Fluxo de Valor – Mapeamento TO BE.

O produto desse projeto serão processos mapeados to be, descritos em procedimentos documentados e apresentados em forma de Manual.