ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental

A norma  ISO 14001:2015  - Sistema de Gestão Ambiental apresenta os requisitos para implantar um Sistema de Gestão Ambiental. 

É aplicável a todas as empresas, independente da atividade e setor.

Objetivos da ISO 14001

A norma ISO 14001 fornece o total controle sobre os requisitos legais e demais requisitos de controle ambiental.

Ela é a melhor ferramenta para o acompanhamento e planejamento das ações da empresa no que tange ao meio ambiente.

A empresa irá desenvolver um sistema de gestão com o objetivo de:

  • proteção ao meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • atingir conformidades com requisitos legais e outros subscritos pela empresa/
  • melhorar continuamente o desempenho ambiental;
  • promover a comunicação de informações ambientais com as partes interessadas pertinentes;
  • manter o controle sobre como os produtos da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida;
  • alcançar equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Benefícios ISO 14001

Benefícios observados e relatos por empresas já certificadas na ISO 14001:

  • cumprimento da exigência de clientes ou da própria matriz;
  • diferencial mercadológico ante a concorrência;
  • grande apelo de marketing;
  • atender a pressão vinda por parte da comunidade;
  • possibilidade de reduzir desperdícios e custos, gerando economia para a organização;
  • maior facilidade para conseguir financiamentos, já que o fator ambiental é muito bem visto e conta muito como fator diferencial de escolha;
  • investimento baixo se comparado ao montante de economia resultante após a implantação e melhoria contínua do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) a longo prazo;
  • maior facilidade no cumprimento da legislação ambiental, uma vez que, independente da certificação, as leis devem ser cumpridas;
  • acompanhamento da tendência mundial de mercado, cada vez mais envolvida em causas sociais e ambientais.

Como a Qualtec atua

Sistema de Implantação da norma ISO 14001:2015 – On line – Consultoria HibridaA metodologia já conhecida e consolidada da Qualtec agora em uma plataforma de fácil acesso, com um valor que cabe no seu bolso. Solicite agora sua demonstração gratuita!

Diagnóstico de Gap - Execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação aos requisitos. Tem as características de: ser Independente do ciclo de atividades de certificação e Identificar desvios (gaps) atuais da organização com relação ao programa. Segue uma abordagem de auditoria: análise das práticas atuais e disposições planejadas pela organização, através de: entrevista aos principais responsáveis do sistema e pessoas designadas pela organização e amostras documentais pontuais, onde relevante. Os desvios identificados têm uma natureza potencial, baseiam-se na evidência e informação recolhida sobre o que existe no momento do gap e o que está previsto, e os requisitos que futuramente a organização terá de cumprir.

Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais - Execução do levantamento de aspectos e impactos ambientais  existentes na empresa.  Identificar operações associadas aos aspectos significativos.  Orientações operacionais resultantes do levantamento.  Será apresentando um Relatório (Planilha) com todos os itens levantados, para que a empresa junto ao seu departamento jurídico possa fazer um link dos aspectos e impactos levantados com a legislação ambiental associada a eles.

Treinamento ISO 14001:2015 e Formação de auditores internos ISO 14001:2015 - Propicia aos participantes a interpretação da norma e apresenta os requisitos necessários para a implementação.  
 
Auxílio na Implantação - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo.  Aperfeiçoa a eficiência e eficácia de processos (produtivos e administrativos correlatos).  Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados.  Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.
 
Auditoria Interna - Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.