fbpx

INSCREVA-SE AGORA

APQP / PPAP - Processo de Aprovação de Peça de Produção e Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

Capacitar pessoas para participarem do Sistemas de Gestão da Qualidade na Indústria Automotiva a executar planejamentos, usando PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção) e APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto).

SAIBA MAIS

Para quem é esse treinamento?

Profissionais representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas de áreas da empresas.

QUERO ME INSCREVER

O Que Você Aprenderá no Treinamento?

Módulo I - APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

Conceitos, Definição, Objetivos do APQP

  • Planejamento e definição do programa
  • Voz do Cliente
  • Plano de negócios
  • Benchmark
  • Objetivo do projeto
  • Metas de Confiabilidade e Qualidade
  • Plano de Garantia de Produto

Projeto e Desenvolvimento do Produto

  • DFMEA
  • DFM/DFA
  • Plano de controle – protótipo
  • Documentação de engenharia
  • Requisitos de equipamentos

Projeto e desenvolvimento do processo

  • Fluxo do processo
  • Layout das instalações
  • Matriz de características
  • PFMEA
  • Plano de controle de pré-lançamento
  • Instrução de processo
  • Plano de sistema de medição
  • Validação do produto e processo
  • Corrida piloto

Avaliação do Sistema de Medição

  • Capabilidade do Processo
  • Adequação dos fornecedores
  • Arquivamento de registro e armazenamento de materiais

Módulo II - PPAP - Processo de Aprovação de Peça de Produção

Proposito e Aplicabilidade da Ferramenta
Relacionamento PPAP e IATF 16949

Importância, aplicação e desenvolvimento de PPAPApresentação dos 18 elementos de PPAP:

  • Histórico do Desenho
  • Documento de Mudança
  • Aprovação de Engenharia
  • DFMEA
  • Diagrama de Fluxo de Processo
  • PFMEA
  • Plano de Controle
  • Estudos da Análise do Sistema de Medidas (MSA)
  • Resultados Dimensionais
  • Registros de Material / Teste de Performance:
  • Estudos do Processo Inicial
  • Documentação dos Laboratórios Selecionados
  • Relatório de Aprovação de Aparência
  • Amostra das Partes de Produção
  • Amostra mestra
  • Verificações Adicionais
  • Exigências Específicas do Cliente
  • Certificado de Submissão de Peça (PSW)

Entradas necessárias para os documentos de PPAP
Requisitos de Submissão e Notificação do cliente
Níveis de submissão
Status de Submissão
Conseqüências na aprovação, aprovação e reprovação PPAP
Apêndice A – Formulário PSW 4ª edição
Apêndice B – AAR 4ª edição
Apêndice C – Relatório Dimensional 4ª edição
Apêndice D – Relatório de Material 4ª edição
Apêndice E – Relatório de Performance 4ª edição
Exercícios

Módulo III - Entradas para documentação de PPAP

  • Entradas necessárias para os documentos de PPAP
  • Requisitos de Submissão e Notificação do cliente
  • Níveis de submissão
  • Status de Submissão
  • Conseqüências na aprovação, aprovação e reprovação PPAP
  • Apêndice A – Formulário PSW 4ª edição
  • Apêndice B – AAR 4ª edição
  • Apêndice C – Relatório Dimensional 4ª edição
  • Apêndice D – Relatório de Material 4ª edição
  • Apêndice E – Relatório de Performance 4ª edição
  • Exercícios

Pronto Para o Treinamento?

O treinamento será ministrado por profissionais capacitados e serão disponibilizadas apostilas, estudos de caso e certificado digital de participação.

Forma de Pagamento

Preencha o formulário para receber (desconto para mais de uma inscrição pela mesma empresa)

Programação

Preencha o formulário para receber informações de datas e horários do treinamento

Local

Preencha o formulário para receber mais informações referente ao local (online ou presencial) e duração

FAQ (perguntas frequentes)

Quais os formatos de treinamento oferecidos pela Qualtec?

Você poderá realizar esse curso nas seguintes modalidades:

  • Ao vivo – Online – treinamento ministrado de forma remota com instrutor e participantes online e ao vivo
  • EAD – Online – Plataforma Qualtec Academy – Acesso 24hs
  • Turmas Presenciais – Fique ligado em nossa agenda!
  • In Company – O treinamento que vai até sua empresa

As cargas e os conteúdos mudam dependendo da modalidade?

As cargas horárias e os conteúdos são os mesmos para todas as modalidades de treinamentos oferecidos pela Qualtec.

Quais são as formas de pagamento?

Cartão de crédito e boleto bancário com vencimento até 3 dias antes da data de realização do treinamento. Parcelamento no cartão de crédito (via PagueSeguro).

Oferecem descontos para pessoas da mesma empresa?

Sim! A partir de 2 participantes da mesma empresa será concedido um desconto especial de 5%.

Tem suporte à dúvidas?

  • No Treinamento Remoto ao vivo você poderá conversar e tirar suas dúvidas na hora com o instrutor;
  • No treinamento EAD você terá estudos de casos para responder e posteriormente conferir suas dúvidas e respostas;
  • No Treinamento presencial você poderá conversar e tirar suas dúvidas na hora com o instrutor;

Qual a carga horária?

A carga horário do curso já está definida no conteúdo programático de cada treinamento, com todas as suas etapas descritas no programa.

Como tenho acesso à apostila?

  • Nos cursos on-line o acesso ao material (apostila) disponibilizado é feito através do download em formato o pdf na sua própria máquina;
  • Nos cursos presenciais, o acesso ao material disponibilizado é feito na hora do curso, com todo material impresso em apostila da Qualtec;

O treinamento oferece certificado?

Sim, Esse curso contempla o certificado! Quando o aluno conclui o curso é enviado por e-mail o certificado digital (formato PDF).

É fornecida nota fiscal?

A nota fiscal é emitida e enviada para o e-mail cadastrado na inscrição após confirmação da turma ou inscrição. É muito importante o preenchimento adequado dos dados cadastrais.
ATENÇÃO: Se você precisa que a nota seja emitida em nome da empresa, preencha os dados cadastrais com os dados da pessoa jurídica e contato, além dos dados pessoas do participante.

Onde são realizados os cursos?

  • Treinamentos EAD Online são realizados na plataforma Qualtec Academy.
  • Treinamentos Ao Vivo – Online são realizados remoto, através de vídeo conferência.
  • Treinamentos “in company” nós vamos até a sua empresa.
  • Treinamentos presenciais são indicados na confirmação do curso o local onde será realizado, podendo ser em sala de reuniões de hotel da cidade ou na própria Qualtec.

O que vou aprender no curso?

Nosso compromisso é apresentar de forma clara todo o conteúdo que está descrito na programação do curso, e suas particularidades de cada norma ou técnica serão abordadas de forma objetiva. Descrevemos no nosso conteúdo as competências e as habilidades que você irá adquirir, abrindo as portas do conhecimento e do mercado de atuação.

Qual o horário dos Treinamentos?

  • Treinamento EAD on-line estará disponível na Plataforma Qualtec Academy por 45 dias, 24 horas do dia, 7 dias na semana;
  • Treinamentos presenciais e ao vivo on-line acompanharão a programação prevista no conteúdo programático do curso;

Existe tempo mínimo de participação para emissão do Certificado?

  • Os certificados de Auditores internos são fornecidos quando o aluno possuir nota mínima 7,0 (sete) na avaliação final;
  • Os certificados de Especialistas são fornecidos com o mínimo 70% de presença do aluno;
  • Os certificados para Treinamentos com 2 ou mais dias de programação só serão emitidos com a presença do aluno em todos os dias de treinamento;
  • Os certificados dos Cursos da Qualtec Academy serão fornecidos mediante a conclusão de todos módulos e posterior exercício proposto;

Por quanto tempo tenho acesso ao treinamento EAD?

Os cursos adquiridos pela Qualtec Academy ficam disponíveis para visualização por 45 dias. O acesso ao material (apostila) disponibilizado é feito através da Plataforma Qualtec Academy para download em formato pdf na sua própria máquina.

Precisa de mais respostas?

Fale com a gente por email ou WhatsApp
(Atendimento das 9h às 18h de segunda a sexta)

ATENDIMENTO POR E-MAIL

Contato com a nossa equipe pelo e-mail qualtec@qualtec.com.br

ATENDIMENTO WHATSAPP

Dúvidas sobre sua inscrição no treinamento: (11) 99950-2812