No segundo conteúdo da nossa série de principais desafios da atualidade em relação ao Meio Ambiente falaremos sobre o Desmatamento.
DESMATAMENTO
Em 2021, o estudo Global Forest Watch apontou que o Brasil foi responsável por 40% do desmatamento de florestas no mundo.
Detentor da maior biodiversidade do globo, o país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias, ou seja, mata virgem ou florestas em seu estado original.
Como comentado acima são essenciais na questão das mudanças climáticas por armazenarem mais carbono que as florestas plantadas além de serem importantes “reservas” de biodiversidade, muitas vezes abrigando espécies endêmicas (aquelas que não são encontradas em nenhum outro lugar).
O mapeamento das florestas que é feito há duas décadas a partir de análises de imagens de satélite, aponta que o Brasil vem destruindo áreas gigantes de floresta, com taxa acima de 1 milhão de hectares, desde 2016.
Segundo o mesmo estudo, “A perda de floresta primária no Brasil é especialmente preocupante, dada a nova evidência de que a Floresta Amazônica está perdendo resistência e pode estar mais perto de um ponto de inflexão do que se pensava anteriormente, onde as interações entre desmatamento, mudanças climáticas e incêndios levam à transformação irreversível de grandes áreas da Amazônia para uma savana”.
Segundo órgãos como a Fundação SOS Mata Atlântica, boa parte das florestas foram devastadas para dar espaço a pastagens e à agricultura.
Além disso, há influências por conta da expansão urbana, especulação imobiliária e incêndios descontrolados.
O desmatamento está diretamente ligado a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos, desertificação, controle do regime de chuvas, regulação climática, manutenção do equilíbrio ecológico, entre outros.
Porém, não é só no Brasil que as florestas estão sendo derrubadas.
Em todo mundo, foram 3,75 milhões de hectares que foram perdidos por conta da ação antrópica.
Seguido do Brasil, em segundo lugar na lista dos maiores desmatadores está a República Democrática do Congo, e em seguida estão Bolívia, Indonésia e Peru.
É mais do que urgente a conservação do que resta das florestas naturais e recuperar as áreas degradadas com o replantio de espécies arbóreas nativas.
Isso exige um governo forte para a criação, aplicação e fiscalização de políticas de proteção, além da colaboração de industrias e do setor agrícola e pecuário na adoção de boas praticas de desenvolvimento sustentável.
No próximo conteúdo falaremos sobre o terceiro dos principais desafios da atualidade em relação ao Meio Ambiente.
Para sua empresa lidar melhor com o meio ambiente, entre em contato com a Qualtec.
Nós trabalhamos com a norma 14001, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos, entre outros projetos.

Consultora em Meio Ambiente na Qualtec Consultoria e Treinamento; trabalha com implantação de Sistema de Gestão Ambiental e outros projetos ambientais como levantamento de passivos, regularização de documentos ambientais e gerenciamento de resíduos. Formada em Ciências Biológicas (UNESP), Especialista em Gerenciamento Ambiental (ESALQ – USP), Mestre em Botânica (UNESP), com Especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (Qualtec), além de manter-se atualizada em relação aos temas através da participação em eventos e cursos.