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DIAGNÓSTICO DE GAP ISO 9001:2015 E ISO 14001:2015

Os benefícios de se fazer uma análise de gap antes da atualização do sistema

Publicado em
February/2016

A QUALTEC desenvolveu um processo estruturado de diagnóstico de gap para apoio na implantação/adequação que tem como foco a concepção de um Sistema de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente apropriado para cada organização, com um conjunto abrangente de serviços de consultoria, auditorias, treinamentos e métodos para atender aos novos requisitos. Essa é metodologia da Qualtec para o diagnóstico de gap.

 

DIAGNÓSTICO DE GAP CONFORME A ISO 9001:2015 E/OU A ISO 14001:2015

Execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação aos requisitos da ISO 9001:2015 e/ou da ISO 14001:2015

 

Esse diagnóstico tem as características de:

  • Ser Independente do ciclo de atividades de certificação;
  • Identificar desvios (gaps) atuais do SGQ ISO 9001:2008/ISO 14001:2004 certificado ou não, da organização face à nova edição da norma.

 

Segue uma abordagem de auditoria:

  • Análise das práticas atuais e disposições planejadas pela organização, através de: entrevista aos principais responsáveis do sistema e pessoas designadas pela organização;
  • Amostras documentais pontuais, onde relevante. 

 

Os  desvios identificados têm uma natureza potencial: baseiam-se na evidência e informação recolhida sobre o que existe no momento e o que está previsto, e os requisitos que futuramente a organização terá de cumprir.

 

Principais focos da avaliação preliminar:

  • Novas seções e requisitos;
  • Outros aspetos: Amostragem de outros elementos do SGQ face a requisitos relevantes, com algum nível de alteração ou reforço;
  • Contexto: questões internas e externas; requisitos  de partes interessadas relevantes, âmbito e aplicabilidade do SGQ;
  • Determinação de riscos e oportunidades e ações para os tratar;
  • Gestão da mudança;
  • Conhecimento Organizacional;
  • Propriedade do fornecedor, pós fornecimento; 
  • Foco no cliente; determinação dos requisitos dos produtos e serviços;
  • Requisitos legais relacionados ao produto.

 

Outros aspetos relevantes:

  •  Liderança;
  • Compromisso das pessoas;
  • Responsabilidades e autoridades;
  • Documentação do sistema;
  • Planejamento.

 

Consulte nossa equipe sobre a realização do diagnóstico de GAP na sua organização:

qualtec@qualtec.com.br

(16) 3610-0373

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