Fique bem informado, acompanhe nosso blog, com artigos, notícias e novidades com aquele “Q” de qualidade Qualtec.

ANÁLISE DE RISCO ISO 9001:2015

Como usar a análise de risco na nova versão da ISO 9001:2015

Publicado em
December/2013

O termo risco muitas vezes é usado onde somente há a possibilidade de uma consequência negativa.

A Gestão de Risco é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir ou controlar uma organização no que se refere a Riscos (ABNT NBR ISO 31000:2009).

São as etapas de Identificar, Analisar, Avaliar e Tratar os Riscos.

Na Nova Versão da Norma ISO 9001:2015, o termo Gestão de Risco está explicito como: usar uma ferramenta para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de Gestão da Qualidade.
Está indicado nos Requisitos 4 (contexto), 5 (liderança), 6 (planejamento), 8 (operação), 9 (avaliação de desempenho) e 10 (melhoria).

 

  •  RISCO: Efeito da incerteza sobre um resultado esperado (ISO 9001:2015).
  •  EFEITO: Um efeito é um desvio de algo esperado: positivo ou negativo (ISO 9001:2015).
  • ANÁLISE DO RISCO: cria e protege valores,contribui para a realização dos objetivos e melhoria do desempenho relativos à  segurança e saúde das pessoas; desempenho financeiro; conformidade legal; proteção ao meio ambiente; qualidade de produto; eficácia dos processos; entre outros.

 

 

Consequentemente, a Análise de Risco não é uma atividade isolada e separada das atividades da empresa, ela é  parte integrante dos processos dentro da organização.

Portanto, passa a ser parte da tomada de decisões, auxilia nas escolhas e prioriza as ações.

Baseia-se nas melhores informações disponíveis tais: como dados históricos, retroalimentação do cliente e demais partes interessadas, opiniões de pessoas experientes e especialistas, previsões e observações.

É dinâmica e deve reagir as mudanças. 
Na mesma proporcionalidade que ocorrem eventos internos e externos, novos riscos podem surgir,  mudar o contexto e/ou desaparecer.

No processo de Avaliação de Risco  existe a clara necessidade de uma equipe multifuncional e com habilidade, e a Alta Administração deve acompanhar e apoiar o trabalho dessa equipe.

 

Consulte nossa equipe sobre a realização da Análise de Risco na sua organização ou mesmo para ministrarmos o treinamento Análise de Contexto e de Risco para os colaboradores.