5 de junho: dia mundial do meio ambiente convida à reflexão sobre temas ambientais, com foco em preservação
A data foi estabelecida em 1972 pela Assembléia Geral da ONU em homenagem ao dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo. O objetivo principal da criação desta data foi conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aqueles relacionados à preservação. Foi durante esta conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Há anos sinaliza-se que dentre as principais causas dos problemas sociais e ambientais destaca-se os padrões insustentáveis de produção e consumo. Atualmente observa-se uma crescente demanda do mercado consumidor por empresas com a preocupação no desenvolvimento sustentável e meio ambiente, sendo este um requisito decisivo na escolha dos consumidores e clientes.
Como forma de verificar e divulgar empresas com tal preocupação e compromisso foram estabelecidos sistemas de avaliação de desempenho ambiental como normas e requisitos padronizados para o mundo todo. A ISO 14001 é uma das normas mais adotadas pelas empresas por fornecer uma garantia de que o impacto ambiental causado pelo empreendimento está sendo mensurado, avaliado e frequentemente melhorado.
A Qualtec pode ajudar a atualizar o seu empreendimento melhorando o desempenho ambiental e visão do mercado de sua empresa:
· Auditor interno ISO 14001: 2015.
· Interpretação ISO 14001: 2015 – 24 de Junho
· Atualização ISO 14001:2015
· Avaliação de aspectos e impactos ambientais
Além das certificações a Qualtec também realiza consultorias ambientaisa fim deauxiliar o seu empreendimento a se regularizar com as legislações e órgãos regulamentadores ambientais:
· Gerenciamento de Áreas Contaminadas: etapas de identificação e reabilitação
· Laudos de caracterização da Vegetação
· Levantamento de Flora e Fauna
· Plano de Recuperação de áreas Degradadas
· Mapeamento e Georreferenciamento
Para mais informações, acesse: www.qualtec.com.br/ambiental
Telefone: 016 3610 0373
E-mail: qualtec@qualtec.com.br
Por Roberta Grillo
Bióloga especialista em Gerenciamento Ambiental e Sustentabilidade, Mestre em Biologia Vegetal
Consultora Ambiental da Qualtec Consultoria
Consultora em Meio Ambiente na Qualtec Consultoria e Treinamento; trabalha com implantação de Sistema de Gestão Ambiental e outros projetos ambientais como levantamento de passivos, regularização de documentos ambientais e gerenciamento de resíduos. Formada em Ciências Biológicas (UNESP), Especialista em Gerenciamento Ambiental (ESALQ – USP), Mestre em Botânica (UNESP), com Especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (Qualtec), além de manter-se atualizada em relação aos temas através da participação em eventos e cursos.