Hoje, dia 28 de Julho, é comemorado do Dia Mundial da Conservação da Natureza.
A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas como forma de conscientizar e alertar a sociedade a respeito da importância de conservarmos os recursos naturais.
O Brasil é o país que possui uma das maiores biodiversidades do mundo.
Estima-se que uma a cada 10 espécies existentes no mundo sejam encontradas em nosso país.
Além disso, é detentor das maiores reservas de agua doce do planeta e de um terço das florestas tropicais que ainda restam (Fonte WWF).
Tendo em vista que, 3 das principais problemáticas ambientais são mudanças climáticas, perda de biodiversidade e desmatamento, é imprescindível que todos os agentes (governo, empresas, comercio, comunidade) se mobilizem para que medidas sejam tomadas para a proteção de tamanha riqueza.
Os benefícios de sua proteção ultrapassam barreiras e são fundamentais para a nossa existência por regular temperatura, fornecer recursos (agua, alimentos, etc), controlar regime de chuvas, etc.
Para atingirmos o objetivo de preservar a natureza é importante relembrarmos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU.
Todos são importantes e afetam direta ou indiretamente a causa em questão, porém destacamos aqui os ODS de número:
14: Vida na Água
Que trata sobre a Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Este ODS destaca ações como a gestão sustentável da pesca, turismo e aquicultura; prevenção e redução significativa da poluição marinha de todos os tipos; proteger os ecossistemas marinhos e costeiros; minimizar e enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos; efetivamente regular a coleta, e acabar com a sobrepesca, ilegal, não reportada e não regulamentada e as práticas de pesca destrutivas; implementar planos de gestão com base científica, para restaurar populações de peixes no menor tempo possível; proibir certas formas de subsídios à pesca, que contribuem para a sobrecapacidade e a sobrepesca, e eliminar os subsídios que contribuam para a pesca ilegal, não reportada e não regulamentada.
15: Vida Terrestre
Que traz a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão de forma sustentável as florestas, combate à desertificação, reversão a degradação da terra e detenção da perda de biodiversidade.
Este ODS destaca ações como assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços; promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas; deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente; restaurar a terra e o solo degradado; assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha; tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais; deter a perda de biodiversidade; promover o acesso adequado aos recursos genéticos; tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas, entre outros.
Muitas empresas podem olhar para essas ações e pensar que não podem colaborar por não atuarem diretamente em determinadas áreas, porém quando a organização pesquisa, desenvolve e implementa produtos, serviços e modelos de negocio mais sustentáveis, resultam em mitigação de seus impactos nos ecossistemas e colaboram para sua proteção.
As empresas podem apoiar aos objetivos globais através da implementação de políticas e praticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados pelas suas atividades e pelas ações de sua cadeia de suprimentos.
Para sua empresa lidar melhor com o meio ambiente, entre em contato com a Qualtec.
Nós trabalhamos com a norma 14001, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos, entre outros projetos.

Consultora em Meio Ambiente na Qualtec Consultoria e Treinamento; trabalha com implantação de Sistema de Gestão Ambiental e outros projetos ambientais como levantamento de passivos, regularização de documentos ambientais e gerenciamento de resíduos. Formada em Ciências Biológicas (UNESP), Especialista em Gerenciamento Ambiental (ESALQ – USP), Mestre em Botânica (UNESP), com Especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (Qualtec), além de manter-se atualizada em relação aos temas através da participação em eventos e cursos.