fbpx

Dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

“Lembrar os mortos – Lutar pelos vivos!”.

É com esta epígrafe que, todo 28 de abril, os trabalhadores(as) relembram das vítimas de acidentes e/ou de doenças relacionadas ao trabalho e lutam por melhores condições com o objetivo de obter trabalho digno, seguro e saudável.

No mundo, a cada 15 segundos um trabalhor(a) morre por acidente de trabalho ou doença laboral.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil ocupa a segunda posição entre os países do G20 com maior índice de mortalidade no trabalho com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego (2002 – 2020).

Além disso, em oito anos, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, estimando uma perda de cerca de R$ 300 bilhões ao ano no PIB brasileiro (procurador do MPT e cientista de dados Luís Fabiano de Assis).

Em 2019, tivemos o maior acidente de trabalho no Brasil.

O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão em Brumadinho (MG) ceifou 262 vítimas e 8 ainda continuam desaparecidas.

No ano seguinte, em 2020, tivemos o início de uma pandemia que atingiu os profissionais da saúde.

Dados apontam que 872 profissionais da enfermagem (Cofen) e 893 médicos (Conselho Federal de Medicina) vieram a óbito por conta da doença.

Veja como podemos ajudar a sua empresa a certificar na ISO 45001

Falar com especialista em ISO 45001

Especialistas apontam que todos esses dados, dentre outros tantos alarmantes, são resultado da nossa cultura do trabalho.

Falta de investimento em SST, falta de fiscalização, excesso de carga horária, falta de conscientização e treinamento e descumprimento de legislação são alguns dos principais motivos.

Diversas medidas podem ser tomadas para melhorar a saúde e segurança de nossos trabalhadores a depender do ramo de atuação, grau de risco e das necessidades da empresa.

Caso sua organização queira fazer um diagnóstico da situação atual ou queira implementar medidas, entre em contato com um de nossos especialistas.

A Qualtec oferece serviços desde medidas mais simples até treinamento de funcionários e implementação de normas, como a 45001:2018.

Em primeiro lugar, cuidar dos seus trabalhadores garantindo um ambiente salubre trata-se de uma questão de ética.

Em segundo, impede ou minimiza a perda de lucratividade e produtividade.

Veja como podemos ajudar a sua empresa certificar na ISO 45001

Falar com especialista em ISO 45001