Comemoração celebra um século da qualidade em 2019, destacando a importância que a qualidade teve para as empresas ao redor do mundo
A qualidade está presente em nosso dia a dia como algo fundamental.
Quando vemos dois produtos similares onde um é muito barato e as especificações são poucas, logo julgamos que não é de qualidade. Marcas já reconhecidas no mercado são sinônimo de produtos ou serviços de qualidade.
Mas nem sempre foi assim.
De forma a celebrar essa conquista e discutir mais sobre qualidade, a segunda quinta-feira do mês de novembro celebra o Dia mundial da qualidade.
A qualidade na história da humanidade
O mundo muda muito rápido hoje, e não nos damos conta das grandes conquistas alcançadas pelo ser humano. A qualidade é uma delas.
Até bem pouco tempo atrás, não tínhamos todo o respaldo ao cliente que temos hoje. Da mesma forma, a baixa concorrência não incitava as empresas a ter grandes diferenciais.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, porém, cada vez mais empresas surgiam, batalhando espaço no mesmo mercado que tantas outras – e muitas vezes, tirando o espaço de marcas mais antigas.
A qualidade surgiu como um diferencial mercadológico: empresas preocupadas em oferecer o que o cliente queria, seguindo suas recomendações e atentos ao seu retorno sobre o produto final. O conceito permanece, mas hoje deixou de ser um diferencial para ser necessário a qualquer empresa que deseje ganhar e manter seu mercado.
Celebrando a qualidade
O CQI (Chartered Quality Institute – único órgão profissional licenciado inteiramente dedicado à qualidade) junto ao IRCA (International Register of Certificated Auditors – divisão especializada do CQI dedicada a auditores de sistemas de gestão) trabalham anualmente essa conquista através de temas específicos e como a qualidade se desenvolve neles.
Em 2019, o tema fica por conta do aniversário da data: “100 anos de qualidade”.
Um século trabalhando a qualidade e celebrando o trabalho de milhares de profissionais ao redor do mundo. Se temos a qualidade tão enraizada em nosso cotidiano hoje, é graças ao esforço diário desses profissionais.
Mais informações podem ser encontradas no site da CQI/IRCA, em inglês.
A qualidade nas empresas
Para padronizar o conceito de qualidade nas empresas, surgem as normas técnicas e os sistemas de gestão: agora, as empresas teriam um padrão rígido a seguir se quisessem atestar aos seus clientes que os produtos e serviços oferecidos realmente tinham qualidade.
Essas normas também passam por constante revisão e adaptação, de forma a melhorar continuamente (um dos requisitos essenciais que, inclusive, fazem parte dos próprios requisitos das normas).
Estabelecendo um padrão: as normas da qualidade
A ISO 9001 é um grande exemplo. Sua última atualização foi bem recente, sendo a ISO 9001:2015 sua última versão. Empresas certificadas na norma se adequaram na nova versão, enquanto as que desejam se certificar, já iniciaram os processos na nova versão da norma. O mesmo aconteceu com a IATF 16949, norma voltada para a qualidade nas indústrias automotivas, com a ISO 13485, qualidade voltada em produtos para a saúde e com a ISO 17025, qualidade para laboratórios.
Além da melhoria contínua, a revisão das normas visa trabalha-las de forma a gerar uma integração mais fácil com outras normas, facilitando a implantação de novos sistemas de gestão e do alinhamento da empresa nesse novo desafio.
Dia mundial da qualidade 2019 – Site CQI traduzido
Para facilitar a leitura, trouxemos o texto da página do CQI traduzido, de forma livre:
“O Dia Mundial da Qualidade (# WQD19) foi projetado para reconhecer as contribuições de profissionais de qualidade em todo o mundo. É sua oportunidade de comemorar as conquistas de sua equipe e organização.
Este ano tem um marco emocionante – o centenário do CQI. Estamos orgulhosos de celebrar nossa história convincente e o impacto duradouro da disciplina de gestão da qualidade no avanço da sociedade nos últimos 100 anos.
Alimentados pelo desejo de melhorar a produção de munições não confiáveis após a Primeira Guerra Mundial, nossos membros originais estabeleceram a Associação de Inspeção Técnica em 1919. Cem anos depois, sua paixão por fornecer produtos e serviços confiáveis perdura por causa do excelente trabalho de profissionais de qualidade todo dia.
A profissão de qualidade capacitou as organizações a terem sucesso, independentemente de seu setor e em todas as geografias. A qualidade fez contribuições significativas para os avanços em saúde, fabricação, construção, energia, defesa e transporte.
Convidamos você a celebrar esse legado conosco no Dia Mundial da Qualidade.
O que é o Dia Mundial da Qualidade?
Muitos indivíduos e organizações usam o Dia Mundial da Qualidade como uma oportunidade de atuar como defensores da qualidade. Em 2018, milhares de indivíduos e organizações em todo o mundo organizaram atividades em torno do tema “Qualidade: uma questão de confiança”.
Ajude-nos a tornar 2019 um sucesso. Ao honrar a profissão de qualidade em 14 de novembro de 2019, você ajuda a elevar o perfil do brilhante trabalho que realiza durante todo o ano e destaca o impacto positivo da qualidade nas organizações.
Celebrar um século de qualidade oferece oportunidades ilimitadas para refletir sobre a importância do seu trabalho e da nossa profissão. Seja qual for a sua escolha, gostaríamos de ouvir seus planos de se envolver com seus colegas no Dia Mundial da Qualidade. Participe do buzz digital usando a hashtag #WQD19 no Twitter, LinkedIn ou Facebook.”
Mais sobre qualidade
Você pode explorar os serviços oferecidos pela Qualtec na área de qualidade: trabalhamos com consultoria, auditoria, diagnóstico e treinamentos. Caso fique alguma dúvida, entre em contato conosco.