fbpx

Dia 14 de Outubro é celebrado o Dia Mundial da Normalização. A data celebra a colaboração dos especialistas dedicados ao desenvolvimento e aprimoramento das normas internacionais, e é difundida pelos principais órgãos responsáveis pela normalização técnica no mundo, em especial a ISO, IEC e ITU.

A cada ano, um tema é proposta como forma de reflexão sobre a importância dos padrões normativos dentro e fora das organizações., sendo também utilizado em eventos e palestras realizados em comemoração a data ao redor do mundo, demonstrando a força e importância da normalização.

No Brasil, a comemoração fica por conta da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que divulga o tema de cada ano. Em 2018, o tema é “Normas Internacionais e a Quarta Revolução Industrial”, e pode ser conferido no próprio site da ABNT.

 

Apesar de não serem obrigatórias – diferente de uma medida legislativa, por exemplo -, as normas são utilizadas devido as várias vantagens que apresentam.

Uma delas é justamente a capacidade de organizar melhor as informações documentadas e demais informações, auxiliando no cumprimento das medidas legislativas, além de promover o acesso de todos os colaboradores a essa informação.

Outro ponto forte é a questão da globalização: ao utilizarem uma norma, um padrão, as empresas acabam falando uma mesma língua, unificando as organizações e seus processos.

Leave a Reply