fbpx

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, o dia Internacional da Diversidade Biológica tem o objetivo de conscientizar a população da importância em preservar a biodiversidade em todos os ecossistemas.

Somos o país com a maior biodiversidade do mundo, representando cerca de 20% do número total de espécies na Terra (PNUMA).

O Brasil devido a sua extensão detém de grandes variações ecológicas, que vão desde a Floresta Amazônica (maior floresta tropical úmida do mundo); até o Pantanal (maior planície inundável); Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; a floresta tropical da Mata Atlântica, além de 3,5 milhões de km² de costa marinha, que inclui ecossistemas riquíssimos como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos (MMA).

Neste dia é importante lembrar que o 15º ODS, ou seja, objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU, é a Vida Terrestre.

Esse objetivo determina que devemos proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Veja como podemos ajudar a sua empresa a certificar na ISO 14001

Falar com especialista em ISO 14001

Apesar de assinar a Agenda 2030 se comprometendo com o atingimento desse objetivo, dados demonstram que o Brasil não só não está tomando ações para isso, mas que estamos piorando nossos índices de proteção da biodiversidade. Segundo monitoramento do Global Forest Watch, só o Brasil foi responsável por 40% da perda de florestas nativas no mundo em 2021.

Em 2022 dados do INPE apontam recorde na Amazonia Legal no número acumulado de alertas de desmatamento na história do monitoramento.

Além do desmatamento, ameaças como uso desenfreado de recursos naturais, uso de agrotóxicos, contaminações, poluição, introdução de espécies exóticas, está levando muitas espécies à extinção.

Enquanto o Brasil caminha na contramão de uma série de metas determinadas para o atingimento do objetivo, a sua organização pode tomar medidas para auxiliar nas metas definidas pela ONU.

A empresa que apoia o objetivo global de vida terrestre implementa políticas e boas práticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e ações de sua cadeia de suprimentos, mitigando os seus impactos ambientais.

Ações que vão desde a parceria com fornecedores que apresentam responsabilidade ambiental, até o cumprimento de legislações ambientais, aplicação de controles operacionais e implementação de projetos sustentáveis (como reuso da água, reciclagem, uso de fontes renováveis) são medidas que auxiliam na preservação do país mais rico em biodiversidade no mundo.

Para sua empresa lidar melhor com a biodiversidade, entre em contato com a Qualtec.

Nós trabalhamos com a norma 14001, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos, entre outros projetos.

Veja como podemos ajudar a sua empresa certificar na ISO 14001

Falar com especialista em ISO 14001