Fique bem informado, acompanhe nosso blog, com artigos, notícias e novidades com aquele “Q” de qualidade Qualtec.

ISO 37001: o sucesso da sua empresa depende da superação dos riscos de suborno

Diretamente ligada ao compliance, a norma ABNT NBR ISO 37001, versão brasileira da norma ISO 37001, visa trabalhar a cultura antissuborno nas organizações

Publicado em
May/2019

Para o sucesso da implementação e a conquista da certificação na norma ISO 37001, é importante priorizar o fator risco e a mudança de cultura da organização, contando com o apoio da diretoria.
Confira em nosso artigo sobre como obter o sucesso na implementação da norma ABNT NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

Única norma internacional antissuborno
A ABNT NBR ISO 37001:2017 é a norma que estabelece requistos e regula a aplicação um sistema de gestão que auxilia na implementação de práticas antissuborno nas organizações.
A norma não trabalha especificamente com corrupção mas sim com suborno, que é uma das práticas envolvidas na corrupção. A ABNT NBR ISO 37001 está propriamente interligada ao compliance, e pode significar o sucesso de uma empresa que consegue bem desenvolvê-la.
Esse sistema de gestão, denominado como Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), foi desenvolvido com o objetivo de criar nas organizações uma cultura antissuborno, entregando práticas e controles apropriados e detectando possíveis atividades ligadas ao suborno e suas consequências.

O suborno para a norma ISO 37001
A ABNT NBR ISO 37001 trata do suborno nos setores público, privado e também instituições sem fins lucrativos, sendo aplicável em todas as organizações sociais, levando-se em conta que o suborno é um fato que ocorre de forma genérica e pode fomentar outros problemas sociais, morais, políticos e econômicos.
Suas consequências atingem todo o meio social, incitando a criminalidade, injustiças, pobrezas e dificultando o mecanismo da boa governança.
Nas organizações, em sentido direto, o suborno destrói a credibilidade e a ética, favorecendo o desrespeito comercial, elevando custos e desprovendo os serviços e produtos de qualidade, bem como prejudicando diretamente a segurança comercial e a eficiência dos mercados capitais.
O suborno é um mal que precisa ser combatido por empresas que buscam um crescimento sustentável, além de ser um crime que pode penalizar os envolvidos e também as organizações. Neste sentido, existe a necessidade de um programa de integridade eficazmente implementado, como forma de prevenir e coibir tais atos dentro do contexto empresarial.

Por dentro da ABNT NBR ISO 37001: como a norma antissuborno trabalha?
A ABNT NBR ISO 37001 fornece ferramentas antissuborno, através de uma liderança comprometida com a criação de uma cultura de transparência, ética, lealdade e compliance.
Vale ressaltar que a cultura e preceitos impostos pela organização farão toda a diferença para o sucesso ou insucesso de um sistema de gestão antissuborno.
O papel da ABNT NBR ISO 37001 é inserir boas práticas internacionais, entretanto, ela não fornece garantias de que nenhum suborno tenha ocorrido ou ocorrerá em seu meio. A norma é essencial na colaboração para implementar medidas razoáveis e proporcionais concebidas para prevenir, detectar e combater os atos de suborno.
Considerada a primeira norma internacional que trata exclusivamente do sistema de gestão antissuborno e a única certificável com acreditação, para implementar a norma ABNT NBR ISO 37001, a organização deverá realizar a implementação de requistos mandatórios, tais como a avaliação do risco de suborno em seus processos e a realização de due diligence.
Entre muitos pontos, salienta-se como de grande importância a realização de treinamentos, conscientizações e um plano abrangente de comunicação antissuborno junto aos colaboradores e parceiros de negócios, como forma de garantir os valores éticos implementados pela empresa.

O sucesso na implementação do Sistema de Gestão Antissuborno
O sucesso de uma empresa depende da superação dos riscos de suborno. Para isso, a norma serve de auxílio, especialmente no que diz respeito à sua preocupação e cuidado com uma gestão transparente e ética.
É importante dizer que o suborno pode desestimular colaboradores e afetar diretamente a qualidade da organização e de seus serviços ou produtos. A ISO 37001 ajuda a renovar esse engajamento social e a busca por uma manutenção da qualidade apresentada.

A ISO da ética empresarial: ética, transparência e integridade
As pessoas que praticam o suborno tendem a aceitar menos qualidade e oferecer qualquer tipo de produto e serviço, incentivando assim a utilização de vantagens indevidas para compensar o seu trabalho.
Os produtos passam a ser ruins, sem qualidade, e os serviços, ineficientes. A imagem da corporação é diretamente afetada e passa a apresentar-se de forma negativa no mercado, estando sujeita ao fracasso iminente.
Há uma relação direta entre qualidade de produtos e serviços, IDH, crescimento econômico e suborno: quanto maiores são as práticas de suborno, menores os índices de qualidade, IDH e crescimento econômico, como pode ser visto no resultado do Índice de percepção da corrupção de 2018.
Através do combate as más condutas relacionadas ao suborno, em meio a um número crescente de casos envolvendo grandes empresas que estão todos os dias nos meios de comunicação, é imperativo uma nova mentalidade de se fazer negócio.
A norma ABNT NBR ISO 37001 apresenta-se como a ferramenta ideal para construir uma nova forma de atuar no mercado e colaborar para o crescimento de toda a sociedade, dentro dos padrões de justiça, cidadania e ética empresarial.
Conheça mais sobre os benefícios e as exigências da norma ISO 37001.


Sua organização já pratica efetivamente essa mudança de cultura? O que é feito em prol da luta contra a corrupção e antissuborno?
Compartilhe sua experiência conosco através das nossas redes sociais, inclusive sugerindo seus assuntos de interesse: Linkedin | Facebook | Instagram

Precisa de auxílio na sua organização?
Saiba como estruturar a pratica da ética e transparência de forma a trabalhar um sistema robusto: entre em contato conosco.

Não perca as novidades do blog da Qualtec!
Cadastre seu nome e e-mail no rodapé da página para receber nossa newsletter. Você pode escolher sua(s) área de interesse e receber nossas notícias, últimas postagens e mais!

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM