Fique bem informado, acompanhe nosso blog, com artigos, notícias e novidades com aquele “Q” de qualidade Qualtec.

Brasil mais ético: país está entre os líderes no número de certificações na norma ABNT NBR ISO 37001

Número de empresas certificadas no Brasil na norma ABNT NBR ISO 37001 aponta para a mudança de mercado: é preciso ser ético, íntegro e transparente

Publicado em
June/2019

O número crescente de empresas que buscam pela certificação ABNT NBR ISO 37001 no Brasil aponta para uma nova mentalidade e postura do mercado nacional, que busca não só atender exigências internacionais, mas também melhorar os seus próprios conceitos de qualidade e competitividade social.

A busca pela certificação é muito importante para uma organização, pois demonstra que a mesma age com mais profissionalismo e a faz ganhar maior destaque frente aos seus concorrentes e diante do olhar atento de clientes, que valorizam cada vez mais a postura de ética, integridade e transparência.

 

 

ISO 37001: cresce exigência por parte de grandes corporações
Cada vez mais os clientes compram produtos ou contratam serviços através de uma escolha consciente. É possível observar que empresas certificadas apresentam mais segurança, elevando sua posição direta das organizações certificadas no mercado.

Essa exigência vem crescendo no ambiente brasileiro desde o início da Operação Lava Jato, que abriu os olhos do mercado para os escândalos de corrupção. Desde então, é crescente o apelo popular e mercadológico por um ambiente de negócios mais ético, íntegro e transparente nas transações entre público-privado e até mesmo entre as organizações privadas ou sem fins lucrativos. A tendência se aplica a todos os tipos de produtos, que vão desde alimentação até bens duráveis como imóveis e automóveis.

Por parte de grandes corporações, a certificação na ABNT NBR ISO 37001 passou a ser exigência em processos seletivos de novos fornecedores, em especial prestadores de serviços que falem em nome das corporações. A certificação garante um sistema de gestão antissuborno robusto, resguardando a imagem dessas corporações.

 

Apelo mercadológico e maior segurança para clientes e empresários
Para a empresa, a certificação pode trazer inúmeros benefícios, como melhoria na autoestima dos colaboradores, redução de custos com processos legais e criminais, agilidade e melhoria dos processos produtivos, garantias antissuborno, controle mais eficiente das atividades e um grande diferencial competitivo no mercado.

 

 

O Brasil na liderança: reestruturando o mercado brasileiro
Por que o Brasil está entre os líderes no número de certificações na norma antissuborno ABNT NBR ISO 37001?

Um dos principais motivos está relacionado á visão mercadológica do país no exterior: o famoso “jeitinho brasileiro” é conhecido internacionalmente, dando ao Brasil má fama no ambiente de negócios.

De acordo com estudos como o Índice de Percepção da Corrupção, o país é tido como muito corrupto, fama que ganhou o mundo após grandes escândalos virem à tona, graças a Operação Lava a Jato.

Outro fator que deve ser levado em consideração foi que esses escândalos chamaram a atenção da população, criando uma postura de mudança não apenas no ambiente de negócios, como também na sociedade: estamos mais atentos e preocupados com os rumos da nossa história.

 

Do pequeno ao grande negócio, nos mais diversos segmentos
Não apenas o número de certificações é grande no Brasil, como também são diversos os segmentos que buscaram a certificação, comprovando a grande mudança de posicionamento das organizações.

São empresas de marketing, comércio, indústrias alimentares, prestação de serviços, logística ambiental entre vários outros segmentos. Empresas de pequeno, médio e grande porte estão preocupadas em estruturar um ambiente de negócios mais ético e transparente, inclusive trabalhando a cultura antissuborno dentro da organização.

A norma cria um sistema robusto na organização para prevenir, detectar e mitigar o suborno, trabalhando com foco em prevenção e criando controles que possam ser medidos para acompanhar o sucesso do sistema de gestão antissuborno, bem como medidas robustas no caso de ocorrência de suborno, além de trazer outros diversos benefícios.

 

A cultura de compliance antissuborno já é trabalhada na organização?
Quais mecanismos são utilizados para medir os riscos e trabalhar o processo de melhoria da organização?
Existe a preocupação de se trabalhar de forma preventiva quanto ao suborno e à corrupção?

Compartilhe sua experiência conosco, envie suas dúvidas, críticas e sugestões diretamente para a Qualtec, ou através das nossas redes sociais: Linkedin | Facebook | Instagram

 

Precisa de auxílio na sua organização?
Entre em contato conosco e saiba como estruturar um ambiente mais íntegro, ético e transparente. Trabalhamos com consultoria, auditoria, diagnóstico de gap e diversos treinamentos em compliance antissuborno.

 

Não perca as novidades do blog da Qualtec!
Acompanhe nossas novidades sobre compliance e aproveite para cadastrar seu nome e e-mail no rodapé da página para receber nossa newsletter.
Você pode escolher sua(s) área(s) de interesse e receber nossas notícias, últimas postagens e mais!

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM