fbpx

Saiba como a norma ABNT NBR ISO 37001 irá ajudar a não perder negócios no futuro

A corrupção é uma erva daninha que gera prejuízos gigantescos no mundo todo.
A prática da corrupção e especificamente o suborno, afeta tanto empresas do setor público quanto do privado, causa danos nos serviços prestados e nos produtos ofertados, diminui a qualidade, desestabiliza sistemas financeiros, e, principalmente, afeta a população de modo geral em função de desvios de recursos que poderiam ser investidos em pró da melhoria da qualidade de vida.

Organizações públicas e privadas com mídias negativas relacionadas com estas práticas estão sendo cada mais expostas à população e, no caso de empresas privadas, perdendo negócios.

A solução pode ser a implantação da ABNT NBR ISO 37001.

 

Impactos negativos da corrupção para as empresas
Um segundo impacto negativo é sobre sua imagem e marca.
Importante ressaltar a obrigatoriedade no cumprimento da Lei 12846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências, bem como do decreto 8420/2015 que regulamenta a Lei Anticorrupção Brasileira.

Por estas razões, trouxemos alguns pontos para abordar como a ABNT NBR ISO 37001 ajudará as organizações a saírem na frente em licitações públicas e privadas, e na negociação com novos clientes.

 

O principal objetivo da ISO 37001
Seu objetivo principal é criar uma cultura e ferramentas contra o suborno, de modo que as Organizações possam estabelecer práticas e controles contra operações que firam as práticas éticas e de transparência, permitindo identificação, investigação e medidas internas que mitiguem estas práticas.

 

O suborno na ótica da ISO 37001
Suborno é definido como sendo a oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma  vantagem indevida de qualquer valor (financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, independentemente de localização , em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho de suas obrigações podendo ocorrer em vários setores e executados por profissionais da Organização ou por agentes intermediários por ela contratados.

 

O processo de certfificação na ISO 37001
O processo de certificação na norma ABNT NBR ISO 37001 fornece à organização um reconhecimento formal e com acreditação internacionalmente reconhecida de que suas práticas antissuborno atendem ao último estado da arte no assunto.

Mas realmente vale a pena? Medidas anticorrupção e suborno estão eclodindo no país – e no mundo!
Importante enfatizar o surgimento de legislações estaduais e municipais regulando práticas de relacionamento entre governo e organizações privadas sobre programas anticorrupção e antissuborno.
Regras relacionadas com antissuborno e anticorrupção também são uma realidade na relação entre as organizações privadas.

O sucesso das Organizações está diretamente relacionado com a ética e transparência praticada e demonstrada por meios de reconhecimento destas práticas que sejam independentes de conflitos de interesse.

A Qualtec já cooperou com várias Organizações na obtenção da certificação ABNT NBR ISO 37001.
Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como poderemos colaborar com a sua Organização.

Por Cláudio Grillo
Auditor Líder ISO37001
Responsável pelo auxílio à mais de 20 certificações na norma ABNT NBR ISO 37001
Diretor da Qualtec Consultoria

Leave a Reply