fbpx

Quando a Beng procurou a parceria com a Qualtec, para a implantação da ABNT NBR ISO 37301:2021 o desafio proposto era certificar o Sistema de Gestão de Compliance em 02 meses e ser a primeira empresa no mundo a conquistar esse marco.

A Qualtec aproveitou a sua experiência e referência sumária no assunto e abraçou o desafio, uma vez que os desafios propostos por seus parceiros de negócios é o que os move.

E um desafio que merecia total atenção era esse.

A Beng já possuía um Sistema de Gestão certificado na norma ISO 9001 – Gestão da Qualidade e na ISO 37001 – Gestão Antissuborno, ou seja, já tinham madureza em vários aspectos de gestão e controles internos.

A norma ABNT NBR ISO 37301 foi lançada no ano de 2021, e fornece diretrizes específicas para se construir um Sistema de Gestão de Compliance.

Tal sistema é eficaz e proporciona a organização demonstrar toda a sua conformidade em cumprir com leis pertinentes, requisitos regulatórios, códigos setoriais da indústria e normas organizacionais, como também normas de boa governança, melhores práticas, gerenciamentos de riscos de compliance, gerenciamento de conflitos de interesses, códigos de ética e conduta e expectativas da comunidade.

Entre em contato para saber como podemos ajudar a sua empresa a certificar na ISO 37301

Falar com especialista em ISO 37301

No caso da implantação da ISO 37301 na Beng o primeiro passo da Qualtec foi realizar um diagnóstico de GAP, que é um processo amostral que busca analisar a aderência documental do Sistema de Gestão de Compliance com base nos requisitos da Norma NBR ISO 37301.

Ele não tinha por objetivo avaliar existência de registros de conformidade sobre práticas estabelecidas e não executadas, como por exemplo: falhas de execução em due diligence, inexistência de contratos, entre outros.

Da mesma forma, não tinha como objeto principal executar uma auditoria de conformidade entre os processos descritos em documentos e práticas executas pela Organização.

Com base no relatório gerado após o diagnóstico de GAP, a consultoria passa a colocar a “mão na massa” para construir os procedimentos, documentos, formulários, relatórios, indicadores e todas as evidências necessárias para comprovação de um Sistema de Gestão altamente eficaz.

Nesta etapa, não se encontrou muitas dificuldades, principalmente pelo envolvimento da equipe Beng no processo, em que todos se mostraram engajados na implantação e realmente se doaram, criando um vínculo que chamamos de “quatro mãos”, entre Qualtec e Beng.

No entanto, as maiores dificuldades encontradas durante a implantação foram primeiro de tudo entender e seguir as obrigações de compliance para determinar quais legislações teriam que cumprir.

E segundo foi a montagem de uma nova gestão de riscos, onde foi aperfeiçoada e totalmente remontada de acordo com o escopo.

Após todo o trabalho prático de montagem de Sistema de Gestão de Compliance, partiu-se para a última etapa, onde foi realizada uma Auditoria Interna, item obrigatório da norma, para realmente ser atestado o trabalho e principalmente, entregar o Sistema pronto para ser certificado na ABNT NBR ISO 37301:2021, inclusive com todas as ações corretivas já tomadas e atestadas.

O “Gran Finale” veio no dia 08 de abril de 2022, um dia histórico para a Beng e Qualtec, onde a Beng foi recomendada a certificação, com louvor, a primeira empresa certificada na norma ABNT NBR ISO 37301:2022 no Brasil e no mundo.

Entre em contato para saber como podemos ajudar a sua empresa certificar na ISO 37301

Falar com especialista em ISO 37301