fbpx

COP 26 do Clima, COP 15 da Biodiversidade, ECO 92 e Conferencia de Estocolmo são alguns dos principais eventos que uniram representantes do mundo todo para a discussão de problemáticas ambientais e a necessidade do desenvolvimento de objetivos e projetos.

Tais eventos resultaram em compromissos como o Acordo de Paris e a Agenda 2030 com intuito de promover a proteção ambiental, mitigação dos impactos ambientais provenientes das atividades humanas e desenvolvimento sustentável.

Nesse e nos próximos conteúdos falaremos dos principais desafios da atualidade em relação ao Meio Ambiente.

Portanto fique ligado que aqui está apenas o primeiro.

1. MUDANÇAS CLIMÁTICAS: AQUECIMENTO GLOBAL

Todos já ouvimos falar sobre as mudanças climáticas e, consequentemente, o aquecimento global.

Sabemos que se trata de um processo natural de transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima, através por exemplo de variações no ciclo solar.

Mas se é um fenômeno natural, então porque temos que tomar medidas para controle?

O que acontece é que, apesar de ser um fenômeno natural, desde a Revolução Industrial, em 1800, as atividades humanas têm acelerado desenfreadamente esse processo.

Essa impulsão ao aumento de temperatura do globo terrestre acontece principalmente devido à queima de combustíveis como carvão, petróleo e gás.

Essa queima de combustíveis fosseis gera emissões de gases do efeito estufa que, como o próprio nome diz, acaba retendo o calor do Sol e elevando a temperatura ao absorver e reemitir a radiação infravermelha.

Os gases responsáveis por ter este efeito de “cobertor” na Terra são diversos, sendo o carbono o principal elemento desses gases, que tem sobrecarregado tanto a atmosfera quanto os oceanos.

Os principais causadores desse efeito são dióxido de carbono (CO²), o metano, que é 80 vezes mais potente que o CO², e o óxido nitroso 280 vezes mais potente.

Veja como podemos ajudar a sua empresa a certificar na ISO 14001

Falar com especialista em ISO 14001

O metano é proveniente da extração de petróleo e gás, mineração de carvão, aos aterros sanitários e às vacas e outros ruminantes, enquanto o óxido nitroso é liberado em grande parte, pelas práticas agrícolas que adicionam ainda mais nitrogênio no meio ambiente acentuando o processo.

Já o dióxido de carbono (CO²) é liberado principalmente devido à queima de combustíveis como carvão, petróleo e gás para produção de eletricidade, transporte ou aquecimento.

O desmatamento também tem sido um dos principais fatores para o aumento das temperaturas.

As emissões das florestas que esfriam o clima têm um papel enorme na regulação da temperatura do planeta.

Ao derrubar as florestas, acabamos com este efeito esfriador, liberamos maior quantidade dos gases GEE’s e aumentamos o aquecimento global.

Em princípio, este fenômeno estufa é uma forma de proteção a vida na Terra, pois sem ele o planeta ficaria congelado.

Porém, o aumento exagerado nas temperaturas tem causado sérios problemas como: o derretimento de geleiras, a perda de biodiversidade, desaparecimento de habitats, aumento do nível do mar, aumento de catástrofes naturais (chuvas intensas, secas prolongadas, incêndios, tempestades, temperaturas extremas), desertificação, etc.

Consequentemente, todos estes problemas citados acima resultam em gastos financeiros gigantescos, tanto para governo, quanto para a sociedade e indústrias, ao afetar regime de chuvas por exemplo, o que afeta diretamente a agricultura ou resultar em grandes catástrofes como enchentes, tempestades e furacões.

Pesquisadores e estudiosos apontam algumas das soluções fundamentais e imediatas como:

  • a substituição dos combustíveis fósseis por energia renovável;
  • proteção de florestas e reflorestamento;
  • reduzir as emissões originadas pela agricultura e pecuária;
  • alterar processos industriais adotando práticas sustentáveis.

No próximo conteúdo falaremos sobre o segundo dos principais desafios da atualidade em relação ao Meio Ambiente.

Para sua empresa lidar melhor com o meio ambiente, entre em contato com a Qualtec.

Nós trabalhamos com a norma 14001, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos, entre outros projetos.

Veja como podemos ajudar a sua empresa certificar na ISO 14001

Falar com especialista em ISO 14001