Saiba como a tomada de determinadas atitudes podem melhorar os resultados da sua empresa, tornando-a mais sustentável
Seguindo a linha dos artigos das semanas anteriores, onde discutimos as empresas que melhor representam a gestão sustentável nos negócios no Brasil e no mundo, trazemos para você reflexões e dicas de como começar a inserir essa conduta na sua organização.
Sua organização pode ser entendida como um organismo vivo, capaz de crescer, se desenvolver e evoluir com o objetivo máximo de explorar as suas potencialidades.
Em um mundo globalizado e cada vez mais preocupado com as questões ambientais, podemos observar uma tendência de mercado na qual os modelos de negócios Iinvistam cada vez mais recursos para proteger o meio ambiente.
Esta tendência pode ser um grande desafio para qualquer empresa ou organização, em especial para as de pequeno e médio porte.
No entanto, existe uma grande possibilidade de garantir maior retorno financeiro e melhor aceitação do mercado para empresas que oferecerem soluções sustentáveis em seus produtos e serviços ofertados.
Se você leitor, já possui seu próprio negócio e pretende alavancar em seu mercado, saiba que ações ambientais podem sim trazer resultados positivos no fechamento das contas no final do mês.
Mas para obter sucesso é necessário fazer algumas mudanças, principalmente no momento de planejar as futuras ações, pois um bom planejamento pode ser a chave para que você veja as mudanças positivas em seu negócio.
Basta ter em mente os seguintes pontos:
- Foco em ações sustentáveis
Sua empresa deve ser um reflexo do equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. - Direcionamento de recursos
O seu negócio deve direcionar recursos para o desenvolvimento de produtos e serviços ecologicamente sustentáveis.
Empresas que fabricam embalagens,por exemplo, tem uma ótima chance de aliar inovação com práticas sustentáveis através da adoção do uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis. - Atenção aos indicadores
Você deve estar atento aos indicadores financeiros, sociais e ambientais do seu negócio, afinal estas são as ferramentas que vão te mostrar se as atitudes tomadas estão dando certo e estão trazendo resultados positivos. - Estabeleça metas sustentáveis que sejam mensuráveis e plausíveis a sua realidade
Comece diminuindo custos com insumos e matérias-primas.
Volte sua atenção para o gerenciamento consciente do seu estoque, essa ação pode ajudar a minimizar o acúmulo de bens ou até a perda por validade expirada, evitando gastos com insumos e matéria-prima não utilizadas e com a destinação desses itens fora de validade, por exemplo.
A diminuição no consumo de água, papel e energia utilizados no processo de produção também são ações à curto prazo que irão gerar retorno financeiro.
Lembre-se: a logística reversa virou obrigatória para praticamente todos os setores e tipos de atividades no Brasil; torne essa obrigação uma oportunidade e insira de volta no ciclo produtivo algo que até recentemente seria mal interpretado como lixo.
- Esteja em dia com as obrigações legais
É muito importante que sua empresa atenda aos requisitos legais federais, estaduais e municipais.
Ações planejadas tendem a ser menos custosas que ações reativas.
Pagar multas ou sofrer autuações por não atender uma exigência legal de cunho social, econômico, técnico, trabalhista ou ambiental é muito mais danoso economicamente para sua organização do que ter tomado as devidas ações para atender a legislação vigente.
Além disso, multas e autuações também criam um impacto negativo no público, “manchando” a imagem da empresa.
- Fique atento ás novas exigências e tendências do mercado
É crescente o apreço do mercado por aqueles que prezam por ofertar produtos e serviços com alto padrão de qualidade, que tenham um bom preço e que gerem baixo impacto ambiental e social. - De tempos em tempos, faça uma avaliação do seu portfólio de produtos e serviços
Esta é uma chance de avaliar quais produtos e serviços são obsoletos e quais não são mais rentáveis para o seu negócio.
Assim, você pode alinhar o seus produtos e serviços com as novas necessidades, expectativas e tendências do mercado. - Não tenha medo de mudar e se tornar mais sustentável
Estar disposto a realizar mudanças é um grande diferencial para as empresas da atualidade.
Pense em como sua organização pode aumentar as margens de lucro e diminuir a de gastos ao tornar seus produtos e serviços mais sustentável.
Sua organização tem o poder de transformar o cenário atual naquele que você deseja para você e para as futuras gerações através de atitudes simples e da mudança de cultura e envolvimento de todos os colaboradores.
9 – Assuma compromissos sociais e ofereça chances de igualdade de oportunidades.
É importante lembrar, como dito no tópico 1, que sustentabilidade também refere-se ao social.
Portanto, contrate mais mulheres, negros, deficientes e outros grupos que possuam histórico de segregação na sociedade, além de investir continuamente na promoção e capacitação de todo o pessoal, incluindo todos os grupos e distribuindo oportunidades igualitárias.
As oportunidades devem ser realmente efetivas e promoverem inclusão, e não apenas de forma a alavancar a imagem da empresa.
Investimento em sustentabilidade: benefícios para todos
A tomada de decisão com base nos preceitos da sustentabilidade não pode ser vista apenas como um custo para sua empresa, mas sim como uma oportunidade de investimento e melhoria.
Empresas preocupadas em cuidar dos pilares da sustentabilidade automaticamente passam a ter maior visibilidade e aceitação do mercado: o “pensar sustentável” é um grande diferencial competitivo.
A adoção dessas práticas leva sua organização a reduzir os custos de produção, a demonstrar a preocupação com exigência dos clientes e com a sociedade, o que gera uma boa visibilidade no mercado e acaba ganhando a preferência dos consumidores.
Sustentável do início ao fim
É preciso ter em mente que a sustentabilidade em si não está ligada apenas ao produto final, mas com toda a cadeia produtiva, desde a aquisição da matéria prima aos processos de transformação dos produtos, o transporte aos clientes finais, à gestão da cadeia de suprimentos, à governança e até mesmo à segurança e proteção dos colaboradores da sua empresa.
Uma nova postura de mercado exige um novo posicionamento por parte das empresas
Essa mudança de cultura do mercado é recente.
Até então, era comum as pessoas ignorarem essas questões de sustentabilidade envolvendo proteção do meio ambiente e seus impactos na sociedade.
Hoje, a sustentabilidade é um tema de grande relevância.
Então, caro leitor, atente-se para o desenvolvimento sustentável do seu negócio: desta forma, você vai atender as expectativas dos seus clientes e se destacar no mercado, saindo na frente de seus concorrentes.
Sua empresa já trabalha de forma sustentável?
Quais ações você e sua organização tomam para fornecer produtos e serviços mais sustentáveis?
Já há alguma medida sustentável sendo adotada pela organização?
Compartilhe sua experiência conosco através de nossas redes sociais (os ícones se encontram no topo e no rodapé da página) ou entre em contato para solicitar o auxílio de nossos especialistas.
Por Thiago de Araujo Dourado
Biólogo Mestre em Geociências e Meio Ambiente
Consultor ambiental da Qualtec
