Especialista em Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional

OBJETIVO

O objetivo é desenvolver o entendimento dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional, além de aprender  sobre as ferramentas necessárias para implementar, auditar e gerir o Sistema de Gestão do Meio Ambiente e Segurança Ocupacional. Os participantes poderão atuar na implantação, auditoria e gerenciamento do SGI.

As aulas são ministradas por profissionais com experiência, know how, domínio de metodologias, estrutura, vivência em vários tipos de organizações e atuam efetivamente como auditores e consultores. É a formação fundamental para os profissionais da área de sistema de gestão. 

O treinamento irá:

Formar Gestores na área do Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional, consolidando conhecimentos técnicos mais especializados. 
Prover informações para assegurar que o Sistema de Gestão Integrado seja eficiente e eficaz.
Formar profissionais aptos a responder pelas organizações frente as auditorias de Sistemas de Gestão do Meio Ambiente e Segurança Ocupacional, seja de clientes, certificadoras ou outras partes interessadas.
Formar Auditores Internos do Sistema de Gestão do Meio Ambiente e Segurança Ocupacional, conforme as Normas  ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

PÚBLICO ALVO

O curso é dirigido aos profissionais: representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas de áreas de qualidade, meio ambiente  e saúde e segurança ocupacional das empresas; e pessoas que desejam atuar como profissionais nessas áras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O programa de 104 horas (aulas presenciais) tem duração aproximada de 7 meses e aborda temas como:

Módulo 1: Interpretação de Requisitos ISO 14001:2015 - 16 horas - Abordar os requisitos da ISO 14001, identificar e ajudar nas mudanças fundamentais para a implantação e adequação do sistemas de gestão ambiental da empresa. Serão apresentados a integração das normas ISO através do Anexo SL e as estratégias para a transição da norma dentro das empresas, buscando a integração das estratégias, objetivos e metas ambientais às estratégias, objetivos e metas da organização, fazendo com que os indicadores ambientais estejam realmente alinhados às necessidades da organização; Identificação de partes interessadas e seus requisitos; Gestão de mudança internas e externas; Análise de impacto na Gestão Ambiental; Desempenho ambiental no planejamento estratégico; Melhoria contínua da ISO 14001; Análise do Ciclo do Produto - estudo dos impactos gerados no ciclo de vida de um produto, para atender suas funções até as etapas de descarte, reciclagem e reutilização.

Módulo 2: Análise de Risco - 08 horas - O termo Risco muitas vezes é usado onde somente há a possibilidade de uma consequência negativa. A Gestão de Risco é um conjunto de atividades coordenadas para dirigir ou controlar uma organização no que se refere a Riscos. São as etapas de Identificar, Analisar, Avaliar e Tratar os Riscos. O treinamento tem como objetivo apresentar como é tratada a análise de contexto e a gestão de risco na nova versão da ISO 14001, bem como apresentar as ferramentas para elaboração dessa análise.

Módulo 3:  Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais - 08 horas - Capacita os participantes a utilizar técnicas e ferramentas de identificação e valoração dos aspectos ambientais e determinar seus respectivos impactos, de maneira a atingir conformidade com os requisitos da NBR ISO 14001. Consideração sobre condições operacionais (normal, anormal e emergência) sob os aspectos ambientais; requisitos relacionados aos aspectos ambientais para a certificação do SGA; definições de aspectos e impactos ambientais segundo a ISO 14001; definição de indicadores de Desempenho Ambiental dentro do SGA.

Módulo 4:  Mapeamento de Processos - 16 horas - Apresentar o conceito e a metodologia para implantação do gerenciamento de processo. O treinamento visa capacitar para a gestão de processos e da qualidade nos reais objetivos da qualidade, proporcionar confiança adequada que os produtos e os serviços são realizados em conformidade com os requisitos de qualidade.

Módulo 5: Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Introdução à Legislação - 08 horas - Introdução a legislação ambiental brasileira. Ajuda a analisar, interpretar e aplicar os requisitos legais aplicáveis aos sistemas de gestão ambientais implementados. Aborda as principais leis ambientais do Brasil e as que mais tem sido aplicáveis às industrias. Meios administrativos e judiciais de proteção ambiental. Gerenciamento de Resíduos Sólidos industriais. Aborda questões como: a gestão de resíduos sólidos industriais; legislação básica aplicada a resíduos; classificação dos resíduos; transporte; armazenamento; coleta seletiva; destinação final ambientalmente correta, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente

Módulo 6: Indicadores de Desempenho e Técnicas de Solução de Problemas e Melhoria Continua (MASP) - 16 horas - Apresenta os conceitos necessários para a implementação e desenvolvimento de indicadores. Orienta na escolha correta de indicadores possíveis de execução. Melhoria dos objetivos e metas através da ação baseada nos indicadores. Apresenta as técnicas para examinar os problemas no local de trabalho e apresenta métodos lógicos para eliminar as não conformidades com relação aos requisitos do sistema de gestão. Permitir aos envolvidos o entendimento e aplicação das técnicas de Análise e Solução de Problemas Contínua, desenvolver a identificação de deficiência em produtos, processos e serviços, visando identificar fontes de possíveis oportunidades de melhorias, assim mostrando que é possível o trabalho em equipe para focalizar o problema e discutir como poderá ser prevenido.

Módulo 7: Interpretação de Requisitos ISO 45001:2018 - 16 horas - Interpretação e Atualização dos Requisitos, a implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional destina-se a eliminar ou minimizar o risco para os trabalhadores e para outras partes interessadas que possam estar expostos a riscos associados às suas atividades. A norma possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional das empresas e tem o objetivo de elevar o respeito e a confiança da sociedade. O treinamento capacita os participantes na implantação da norma e atuação responsável pela empresas, através de um processo de melhoria contínua em Saúde e Segurança Ocupacional.

Módulo 8: Avaliação de Perigos e Riscos - 08 horas - Metodologia para diagnosticar os perigos e  riscos apresentados direta e indiretamente nas operações da empresa. É essencial para o gerenciamento dos riscos da operação.   

Módulo 9: Visão Geral das Normas Regulamentadoras - 08 horas - Tem como objetivo apresentar as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – NR’s, visando o atendimento ao requisito da ISO 45001:2018.

Módulo 10: Técnicas de Auditoria conforme a ISO 19011:2012 - 08 horas - O treinamento tem por objetivo capacitar e reciclar os participantes na execução de auditorias internas, execução de diagnóstico, analisaras práticas executadas e procedimentos de trabalho em relação aos requisitos das normas. Apresenta as técnicas de auditoria. Os participantes serão capacitados com o conhecimento necessário realização de auditorias internas.

Certificado de conclusão do programa de Especialização de Gestor do Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional e Formação de Auditor Interno SGI - Sistema de Gestão do Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional, conforme as Normas ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, será fornecido mediante o cumprimento do seguinte critério pelo participante:

Solicite mais informações
(+) Mais Treinamentos

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling