APPCC/ HACCP

O Sistema HACCP – Hazards Analysis and Critical Control Points baseia-se na identificação dos perigos relacionados com a segurança alimentar que podem ocorrer ao longo da cadeia de transformação de produtos alimentares.

Constitui um sistema preventivo através do qual, pela identificação de potenciais riscos, são estabelecidas medidas preventivas que possibilitem reduzir a probabilidade de ocorrências que possam por em risco a segurança dos produtos e das pessoas. O Sistema HACCP apresenta um conjunto de 7 princípios fundamentais: Princípio 1 – Análise de perigos; Princípio 2 – Determinação dos pontos críticos de controle (PCC); Princípio 3 – Estabelecimento de limites críticos; Princípio 4 – Estabelecimento de um sistema de monitoramento; Princípio 5 – Estabelecimento de ações corretivas; Princípio 6 – Estabelecimento de procedimentos de verificação; Princípio 7 – Estabelecimento de documentação e registro.

Na prática a implementação de um Sistema HACCP segue normalmente uma metodologia constituída por 12 passos sequenciais, a qual se baseia nos 7 princípios anteriores. Os 12 passos da metodologia de implementação de Sistema HACCP são: -Constituição da equipe HACCP; -Descrição do produto; -Identificação do uso pretendido; -Construção do fluxograma; -Confirmação do fluxograma; -Identificação e análise de perigos, análise e identificação de medidas preventivas para controle dos perigos identificados (Princípio 1); -Determinação dos pontos críticos de controle (Princípio 2); -Estabelecimento dos limites críticos de controle para cada PCC(Princípio 3); -Estabelecimento do sistema de monitoramento para cada PCC(Princípio4); -Estabelecimento de ações corretivas (Princípio 5); -Estabelecimento de procedimentos de verificação (Princípio 6); -Estabelecimento de controle de documentos e dados (Princípio 7).

Objetivo:

O Sistema APPCC contribui para uma maior satisfação do consumidor, torna as empresas mais competitivas, amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais, além de propiciar a redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produto.

O treinamento é direcionado a profissionais que estejam envolvidos com a implementação e ou manutenção do APPCC e apresenta os conceitos necessários à identificação e monitoramento dos requisitos legais aplicáveis e a importância do atendimento aos requisitos pertinentes.

Este treinamento será baseado no Annex to CAC/RCP 1-1969 (Rev. 4 - 2003) do CODEX ALIMENTARIUS e nos requisitos de APPCC da ISO 22000 – Segurança Alimentar.

Conteúdo Programático:

• Apresentação inicial do CODEX ALIMENTARIUS e da ISO 22000

• Princípios do APPCC

• Programas de pré-requisitos

• Etapas preliminares do estudo de APPCC

• Análise de perigos

• Determinação dos pontos críticos de controle

• Estabelecimento do plano APPCC

• Monitoramento dos pontos críticos de controle

• Verificação dos pontos críticos de controle

• Emissão e manutenção de registros

 

Esse curso pode ser realizado em "turma aberta presencial" ou "in company" 

Treinamento presencial - Consulte nossa agenda de treinamentos abertos.

Treinamento in-company: o curso que vai até você.

Através do treinamento é possível acelerar  e reforçar todo o aprendizado.  Podemos adaptar os cursos para atender às necessidades da organização.  As informações são discutidas internamente. Podem ser consideradas demandas e reforços  mais importantes.  Possibilita o acompanhamento pelas chefias. É possível apresentar  conteúdos aderentes às situações reais da empresas. Os custos de viagem e deslocamento de colocaborados não existem. Realizado na melhor data para a empresa.

Consulte nossa equipe para saber mais sobre nossos treinamentos: qualtec@qualtec.com.br /  16 3610 0373

Solicite mais informações
(+) Mais Treinamentos

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2017. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling