CONSULTORIA
AMBIENTAL cuidados com o ambiente

PLANOS E PROJETOS AMBIENTAIS

A Qualtec Consultoria e Treinamento conta com uma equipe técnica especializada em elaborar e executar os seguintes projetos:

Laudos de Caracterização da Vegetação: instrumento necessário para a realização de atividades que envolvam corte e supressão da vegetação, intervenção em área de APP ou corte de árvores isoladas.

Tem como objetivo caracterizar o estágio sucessional da área vegetada bem como diversidade e abundância de espécies presentes na área a ser caracterizada.

Levantamento de Flora e Fauna (herpetofauna, mastofauna, avifauna e ictiofauna): estudo realizado para avaliar a diversidade biológica de plantas e animais nas áreas a serem impactadas. Ferramenta necessária para elaboração do EIA (Estudo de Impacto Ambiental).

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD): Conjunto de informações solicitadas por órgãos ambientais como parte dos processos de licenciamento ambiental de atividades que possuam capacidade de degradar ou modificar o meio ambiente, bem como recuperar uma área previamente impactada por determinada atividade.

O PRAD pode ser entendido como um conjunto de medidas que fornecem condições para o estabelecimento de um novo equilíbrio para o ecossistema impactado, como aptidão do solo para uso futuro e paisagem harmoniosa.

Autorização para supressão: destinada à qualquer atividade que envolva a supressão/corte de vegetação nativa independente do tipo de vegetação (cerrado, mata atlântica e outros) e seu estágio sucessional (inicial, médio, avançado ou clímax).

Outorgas de uso de Recursos Hídricos: Instituída pela Lei nº 9.433/1997 como um dos seis instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, a outorga de direito de uso ou interferência de recursos hídricos é um ato administrativo, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público assegura legalmente o direito de uso das águas superficiais disponíveis, garantindo o direito de captar a quantidade de água necessária para um empreendimento por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato, evitando multas e sansões.

Implantação do Sistema de Gestão Ambiental – ISO14001: Esta norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental levando em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Diagnóstico Inicial: identificação da situação atual do sistema de gestão ambiental em relação aos requisitos da Norma ISO14001;

Planejamento de Implantação: desenvolvimento de plano de trabalho para a Organização implantar seu sistema de gestão e obter, se desejável a certificação;

Consultoria de Implantação: consultoria para implantação do sistema de gestão ambiental;

Auditoria Interna: auditoria, após implantação, para avaliar o grau de adequação dos processos e atividades em relação aos requisitos da ISO14001;

Acompanhamento da Auditoria de Certificação: acompanhar e suportar a Organização durante a etapa da auditoria de Certificação executada pelo Organismo Certificador;

Treinamentos Internos: execução de todos os treinamentos necessários e identificados pela Organização;

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais: ferramenta utilizada para identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais de um empreendimento, considerando o ciclo de vida do produto e/ ou serviço.

Monitoramento ambiental: O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo.

Certificação FSC: A certificação FSC estabelece padrões que garantem ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria prima proveniente de floresta certificada ou de origem controlada, garantindo matéria-prima de florestas plantadas e contribuindo para preservar o meio ambiente. Certificado internacional.

Programa de Coleta Seletiva: O Programa é elaborado com o objetivo de estruturar o processo de coleta seletiva na qual consiste em recolhimento e destinação correta dos materiais que são possíveis de serem reciclados.

Cerflor – Certificação Florestal: A Cerflor visa a certificação do manejo florestal sustentável e da cadeia de custódia de produtos de base florestal, segundo o atendimento de princípios, critérios e indicadores prescritos nas normas. Certificado brasileiro.

Não perca tempo! Se a sua empresa possui ou já possuiu alguma área potencialmente contaminada, entre em contato com nossa equipe técnica.


Solicite uma proposta

© Copyright 2016 - 2017. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling