ENTENDENDO A INVESTIGAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS NAS ORGANIZAÇÕES Confira quando e como você deve realizar esse levantamento em sua empresa

Publicação: 24/07/2018

Os passivos ambientais são os impactos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação e a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais inerentes de suas atividades.

Uma empresa gera um Passivo Ambiental quando ela agride o meio ambiente, poluindo o ar, a água ou o solo, desmatando florestas ou gerando efluentes industriais, e não são tomadas as devidas ações legais como projetos de recuperação, planos de gerenciamento de resíduos, implantação de ETE, entre outras ações ambientais. Sendo assim, os passivos ambientais representam toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo que as organizações têm com o meio ambiente. É papel dessas organizações destinar recursos exclusivos para promover ações em prol à extinção ou mitigação dos danos causados ao meio ambiente, direcionado investimentos na área ambiental que visam à preservação do meio ambiente.

Quando e como realizar o Levantamento de Passivos Ambientais?

O levantamento de passivos ambientais de uma organização é um procedimento que tem como objetivo central identificar, caracterizar e analisar os efeitos ambientais adversos (impactos ambientais) causados pelas atividades da organização.

Os empreendimentos realizam o levantamento dos passivos ambientais por diversos motivos sendo alguns deles: exigência de órgão fiscalizador; na construção de novas instalações; na execução de atividades de operação, manutenção, ampliação ou desmobilização de um empreendimento ou setor produtivo; após acidentes; antes de alugar um novo espaço; entre outros.

Para realizar um levantamento de passivos ambientais as organizações devem realizar as seguintes atividades:

·         Realizar inspeção técnica ambiental in loco;

·         Evidenciar a ocorrência dos passivos encontrados (fotografia, relatórios);

·         Identificar os aspectos ambientais gerados pela atividade / processo / equipamento que deram origem aos passivos ambientais identificados (impactos ambientais);

·         Realizar caracterização ambiental de cada passivo levantado e de seus processos causadores;

Após determinar os passivos ambientais as organizações precisam realizar atividades complementares para definir quais ações devem ser implantadas para mitigar os impactos gerados por suas atividades de acordo com os resultados da investigação realizada.

·         Estabelecer ações corretivas e preventivas para cada item de passivo ambiental identificado;

·         Dispender recursos financeiros, humanos, técnicos e logísticos necessários para cada ação proposta.

 

THIAGO DE ARAUJO DOURADO

Biólogo Mestre em Geociências e Meio Ambiente

 

 Se você gostaria de saber mais entre em contato conosco!

Qualtec Consultoria e Treinamento

Fone 016 3610 0373

qualtec@qualtec.com.br

(+) Mais Notícias

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling