Por que estipular políticas de Logística Reversa dentro da empresa? Entenda como sua empresa pode aumentar seu nível de confiabilidade e gerar impacto positivo no setor de vendas

Publicação: 04/06/2018

Mais do que apenas pela obrigatoriedade por lei, estipular políticas de Logística Reversa dentro da empresa eleva o nível de confiabilidade dos clientes na empresa e pode, inclusive impactar positivamente no aumento de vendas de seus produtos.

Uma pesquisa da Europanel, a pedido da Unilever, mostrou que 85% do consumidor brasileiro já tem preferido a compra de produtos fabricados de forma sustentável, somado a esses dados, a consciência ambiental despertada após a criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) determinando o cuidado com os materiais sólidos tanto em âmbitos domésticos, industriais, eletrônicos e outros, trouxeram grandes mudanças de comportamento para as empresas.

A bióloga e especialista em Gerenciamento ambiental e Sustentabilidade da Qualtec Consultoria e Treinamento, explica que implantar o sistema de logística reversa dentro da empresa, além de acompanhar as novidades referentes ao assunto, traz alguns alertas:

“Por ser uma lei nacional, é preciso cumprir e a fiscalização para esses novos grupos inseridos também como setores obrigatórios da logística reversa, logo os órgãos fiscalizadores começarão a gerar multas e, seu não cumprimento, pode resultar até na não renovação de certificação de normas dentro das empresas. Como é o caso da norma ISO 14001:2015. Empresas que não estiverem com sua logística reversa adequada, podem ser negativamente afetadas nesse sentido”, explica.

Além disso, é preciso realizar uma avaliação dos fornecedores, auditorias para conhecer o serviço prestado por essas empresas que ficarão responsáveis por destinar o seu resíduo corretamente, para que no futuro você não seja penalizado por má prática.

“No caso das lâmpadas e medicamentos, eles são resíduos sólidos muito perigosos para o meio ambiente. Hoje em dia são descartados de qualquer forma, tanto pela indústria, quanto pela comunidade em geral. Esses resíduos descartados de forma incorreta podem acabar contaminando o solo e afetando corpos d'água. Empresas que trabalham com esse tipo de produto entram agora também como grupos obrigatórios para estipular sua logística reversa”, explica Roberta.

Quer saber mais sobre Logística Reversa? Entre em contato por um de nossos canais que nossos consultores poderão lhe ajudar a entender como ela será fundamental para sua empresa no futuro bem próximo!

(+) Mais Notícias

Agenda de treinamentos

© Copyright 2016 - 2018. Todos os direitos reservados - #MadeWithFeeling