ISO 20400 - Compras

A norma ISO 20400 - Diretrizes para compras sustentáveis define compras sustentáveis como compras que têm os impactos ambientais, sociais e econômicos mais positivos possíveis durante todo o ciclo de vida, envolvendo aspectos da sustentabilidade relacionados aos bens, aos serviços e aos fornecedores ao longo das cadeias de fornecimento; contribuindo para a realização dos objetivos e metas organizacionais de sustentabilidade e para o desenvolvimento sustentável em geral.
A importância da implantação de uma atitude orgânica de sustentabilidade reside principalmente em orquestrar uma mudança de postura e cultura organizacional.

OBJETIVO

A norma ISO 20400 - Diretrizes para compras sustentáveis foi desenvolvida como uma diretriz para empresas, e não como um sistema de gestão certificável que possa ser exigida como requisito de clientes, como são outras normas.
A norma define o que são e como implementar as compras sustentáveis, quais os impactos causados as e considerações a serem feitas como política, estratégia, organizações e processos , além de destacar considerações-chave como a gestão de riscos e a definição de prioridades. Não se trata de uma norma certificável, portanto não possui requisitos e sim diretrizes.
Destina-se a auxiliar as empresas a compreenderem o processo de compras sustentáveis e seu impacto dentro e fora da organização, e pode ser aplicada como um ‘plug-in’ adaptável ao Sistema de Gestão da empresa, e assim gerir as questões de Sustentabilidade.

BENEFÍCIOS

Diante de vantagens tão explicitas e irrefutáveis, é válido ponderar que uma séria visão de compras sustentáveis desponta como um consistente diferencial competitivo em um mercado cada vez mais acirrado. Somente as empresas mais preparadas, focadas em prevenir perigosos riscos futuros e em ter pleno domínio de suas operações, serão capazes de se manter aderentes a uma sociedade mais consciente e mais exigente. Vale salientar:


Auxílio na promoção e gerenciamento do Desenvolvimento Sustentável;
Atuação responsável da empresa, inclusive alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados pela Assembleia Geral da ONU em 2015;
Ganho de credibilidade e confiança por parte de clientes, investidores, fornecedores, etc.;
Importante ferramenta para empresas que buscam mercados externos;
Desenvolvimento de produtos e serviços mais inovadores e sustentáveis que geram aumento de vendas;
Alinhamento com os princípios da responsabilidade social;
Proteção da reputação de executivos (pois respondem civil e criminalmente);
Retenção de talentos (devido à cultura e ambiente de trabalho);
Melhor desempenho e alcance de resultados (ao trabalhar com menos riscos e com resultados mais expressivos, redução de riscos e gastos com multas e assuntos que não fazem parte do orçamento e que podem ser evitados pelas boas praticas);
Melhor comunicação entre compradores, fornecedores e partes interessadas (criando confiança em relação a sua cadeia e diminuindo riscos);
Redução do impacto causado ao meio ambiente;
Aumento da eficiência e da qualidade dos produtos fabricados ou serviços prestados.

ATUAÇÃO DA QUALTEC

No intuito de atender a demanda de um mercado exigente com a credibilidade e o alto padrão técnico exigido, a QUALTEC atua no diagnóstico, implantação, treinamento e auditorias para Compras Sustentáveis.

Diagnóstico de Gap - Execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação as diretrizes. Tem as características de:
ser Independente do ciclo de atividades de certificação e Identificar desvios (gaps) atuais da organização com relação ao programa.
Segue uma abordagem de auditoria: análise das práticas atuais e disposições planejadas pela organização, através de: entrevista aos principais responsáveis do sistema e pessoas designadas pela organização e amostras documentais pontuais, onde relevante. Os desvios identificados têm uma natureza potencial, baseiam-se na evidência e informação recolhida sobre o que existe no momento do gap e o que está previsto, e os requisitos que futuramente a organização terá de cumprir.

Treinamento - Propicia aos participantes a interpretação da norma e apresenta as diretrizes necessárias para a implementação.  

Auxílio na Implantação - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo.  Aperfeiçoa a eficiência e eficácia de processos (produtivos e administrativos correlatos).  Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados.  Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.

Auditoria Interna - Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.

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