FSSC 22000 - Alimentos

 

A implantação de um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos se aplica a toda a cadeia produtiva de alimentos, independente do tamanho e complexidade. Inclui organizações envolvidas diretamente ou indiretamente em uma ou mais etapa da cadeia.

 

Desde produtos de alimentação animal, varejistas, produção primária, serviços de alimentação, fabricantes de equipamentos, produtos de higienização e embalagens.

A FSSC 22000 -  Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, foi desenvolvida para a certificação de sistemas de gestão de segurança dos alimentos de organizações da cadeia de alimentos que processam ou fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecíveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas, bem como fabricantes de embalagens para alimentos. 

 

 

A FSSC 22000 é um esquema de certificação completo para sistemas de gestão da segurança dos alimentos. É baseada na ISO 22000, a norma global para a gestão de sistemas de segurança dos alimentos e é propriedade da Foundation of Food Safety Certification.

 

A indústria de alimentos adota a gestão de risco e comprovadas técnicas para a garantia da qualidade através de uma gama enorme de outros setores. Na concepção da Norma FSSC 22000 foram incluídos os seguintes requisitos:

 

Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos, de acordo com a ISO 22000:2005;
Programas de Pré-Requisitos, conforme  ISO TS 22002-1:2009 (antiga PAS 220, PPR para Sistema de Segurança de Alimentos) e PAS 223 (PPR para segurança de alimentos na fabricação e fornecimento de embalagens de alimentos).

 

 

 

 

A norma tem credibilidade, é independente e respeitada e foi projetada para prover:

•maior confiança nos alimentos;
•menores riscos à saúde;
•maior proteção ás marcas;
•menores custos com auditorias.

 

 

Visando atender a esta necessidade do mercado a QUALTEC desenvolve os seguintes projetos:

Diagnóstico situacional e de Gap com relação à Norma FSSC 22000 - A atividade de auditoria de diagnóstico situacional e de Gap tem como objetivo avaliar a adequação e a eficácia das práticas operacionais e de gestão com relação ao Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.

Treinamento FSSC 22000 - Apresenta os requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar com base na norma. Auxilia aos participantes a identificarem os requisitos chaves visando a elaboração de processos, da documentação e demais atividades pertinentes.

Implantação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar -  FSSC 22000 - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo. Aperfeiçoa a eficiência e eficácia de processos. Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados. Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.

Orientação para definição da Equipe de Segurança Alimentar.

 

Auxílio na identificação dos PPR’s (Programas de Pré-Requisitos), PPRO’s (Programas de Pré-Requisitos Operacionais) e PCC’s (Pontos Críticos de Controle).
 
Validação do fluxograma do processo.
 
Execução de documentos junto a equipe de segurança de alimentos :  Programas de Pré Requisitos, Fluxogramas de processo, Descrição dos produtos, Descrição das etapas de processo, Análise de Perigos das matérias primas e materiais que entram em contato com o produto, Análise de perigos nas etapas de processo, Monitoramento e verificação, entre outros.
 

 

 

 

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM