5S Housekeeping

O processo 5S é uma prática desenvolvida no Japão. Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. O país se encontrava
totalmente desorganizado e o 5S foi uma ferramenta de qualidade que contribuiu para a reorganização da economia japonesa.

A denominação 5S é devida às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco atividades (sensos) sequenciais e cíclicas do programa. Essas palavras são:
 SEIRI - Seleção - Separar o necessário do desnecessário
 SEITON - Organização - Colocar cada coisa em seu devido lugar
 SEISO - Conservação - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho
 SEIKETSU - Padronização - Tornar saudável o ambiente de trabalho
 SHITSUKE - Disciplina - Padronizar a aplicação dos sensos anteriores

Muitas empresas, no mundo, utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da gestão da qualidade. Os efeitos do 5S são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para a obtenção e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades.
Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos.

SIGNIFICADO DOS 5 SENSOS
Vejamos o que significa cada senso:
SEIRI - Seleção - Separar o necessário do desnecessário
Este senso também é conhecido como descarte ou utilização. Seleção significa separar objetos e dados necessários dos que são desnecessários,
dando um destino para as coisas que deixaram de ser úteis naquele ambiente. Manter somente os objetos e dados necessários no local de trabalho.

Em um sentido mais amplo, o senso de seleção visa a utilização dos recursos disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.

SEITON - Organização - Colocar cada coisa em seu devido lugar
Este senso também é conhecido como ordenamento. Organizar é guardar os objetos e dados necessários, de acordo com a facilidade de acesso, levando em conta a freqüência e lógica de utilização. Em um sentido mais amplo, o senso de organização visa dispor objetos e dados necessários nos lugares corretos estabelecendo um excelente sistema de comunicação visual para permitir rápido acesso.

SEISO - Conservação - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho
Este senso também é conhecido como senso de limpeza. O senso de conservação visa eliminar a causa da sujeira e degradação, de modo a permitir maior conservação da infra-estrutura para a realização dos trabalhos. Este trabalho é executado pelo próprio usuário do ambiente ou da infra-estrutura.

SEIKETSU - Padronização - Tornar saudável o ambiente de trabalho
Este senso também é conhecido como senso de asseio. Padronizar significa conservar os estágios de seleção, organização e conservação já alcançados, de modo a que não retrocedam. Esta padronização é feita através de hábitos, manuais, normas e procedimentos.

SHITSUKE - Disciplina - Padronizar a aplicação dos sensos ; anteriores
Este senso visa fazer com que as pessoas da organização cumpram as normas e tudo mais que for estabelecido pelo grupo. É criar e ter a capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas.


OBJETIVO

O objetivo do programa 5S é de transformar o ambiente das organizações de as atitudes das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

BENEFÍCIOS

As vantagens do processo 5S podem ser visíveis e não visíveis.
Nas vantagens visíveis podemos citar, entre outras:
Redução do número de acidentes de trabalho ou de situações perigosas;
Redução de problemas de manutenção de infra-estrutura;
Aumento de produtividade;
Melhoria de layout;
Aumento de espaço físico;
Redução de custos e desperdícios.

Como vantagens não visíveis, porém perceptíveis, podemos citar:
Melhoria do clima e ambiente de trabalho;
Facilidade de controle sobre o próprio local de trabalho;
Motivação para trabalhar novas idéias e melhoria contínua;
Modificação no modo de pensar das pessoas.

ATUAÇÃO DA QUALTEC

Execução de Diagnóstico - Identificar as oportunidades de descarte, organização e limpeza / padronização existente na empresa. Todo trabalho será customizado à realidade da empresa utilizando as informações obtidas, visando atender as necessidades da Empresa.

Treinamento na cultura  5S  - Líderes - Equipes de  Gestores - Grupos de Trabalhos  - Equipe de Auditores 5S.

Implantação do Programa 5S  - implantação de projeto para a melhoria da qualidade dos Procedimentos e Especificações do Sistema 5S e alinhar os processos com as práticas executadas, visando atender as necessidades e expectativas da empresa. A partir de um plano de ação previamente estabelecido:
Orientação Estratégica e Operacional no Aperfeiçoamento do Sistema 5S;
Avaliação e melhoria dos procedimentos e check-list das áreas;
Análise no Manual do 5S;
Preparação para o Housekeeping (Dia do Descarte);
Auxilio na estratégia da campanha do 5S;
Preparação do programa de auditoria;
Reunião do grupo gestor para análise dos resultados.

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM