Mapeamento de Processos

 

Toda organização atinge os seus objetivos através de processos – mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes internos ou externos.

 

Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a sequência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização, conforme áreas envolvidas, de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir a organização aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

 

Todos os processos de uma organização podem ser representados em uma modelagem de processo. O objetivo principal é aumentar a performance do processo e agregar valor ao negócio. Os principais processos que podem ser modelados são: Gestão da Inovação, Gestão de Projetos; Projeto de Produtos; Engenharia; Criação; Marketing; Comercial; Fabricação; Produção; Manutenção; Logística entre outros.

 

 

 

 

 

O objetivo maior da empresa que tem seus processos mapeados é a melhoria da qualidade de seus processos, visando atender suas necessidades e expectativas, através da adoção de uma estratégia de operação e administração orientada a criar consciência de eficiência e eficácia em todos os processos organizacionais envolvidos no projeto.

 

Os mapas de processo podem ter diversos graus de detalhamento, segundo o propósito para o qual são elaborados. Em geral, as informações essenciais são:

 

  • Descrição das atividades;
  • Pontos de tomada de decisão;
  • Movimentos de informação e de documentos;
  • Pontos de controle e indicadores de processos;
  • Relações entre as diversas etapas do processo;
  • Relação entre áreas. 

O mapeamento dos processos busca:

 

 

  • Padronizar processos, procedimentos e ações internas;
  • Adquirir, documentar e padronizar os conhecimentos da empresa;
  • Aumentar o entendimento das funções de cada departamento;
  • Especificar e projetar um departamento ou setor da empresa, considerando funções, fluxo de informação, comunicação, processo de tomada de decisão, entre outros.

 

 

 

 

 

O alinhamento entre os processos internos e a estratégia da Organização é fator fundamental de sucesso.

 

  • O mapeamento dos processos organizacionais é uma forma de aumentar o desempenho do negócio;
  • A modelagem dos processos gera um controle eficiente da empresa e de todas as etapas da empresa, eliminando tarefas que não agregam valor e reduzindo drasticamente retrabalhos e custos operacionais;
  • Aumenta a lucratividade da empresa, eliminando ações que não agregam valor;
  • Crescimento sustentável da rentabilidade;
  • Redução de retrabalhos e custos operacionais;
  • Desenvolvimento de uma cultura, visão e linguagem organizacional compartilhadas;
  • Formalização do know-how e práticas da empresa;
  • Suportar decisões para melhoria e controle das operações da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Qualtec desenvolve o projeto de mapeamento dos processos da organização,  o escopo de abrangência será relacionado com as todas atividades da empresa, com ênfase no foco estratégico definido pela organização.

 

Fases de um projeto de mapeamento de processos:

 

  • Identificação dos Objetivos da Empresa;
  • Identificação de problemas atuais e priorização de mapeamentos;
  • Planejamento da Execução das Atividades;
  • Execução do Mapeamento do Processo - Fluxo Atual;
  • Execução da Definição do Fluxo de Valor – Mapeamento TO BE.

 

 

O produto desse projeto será :

 

• Processos mapeados TO BE, descritos em procedimentos documentado e apresentados em forma de Manual.
 

 

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