Ger. de Áreas Contaminadas

 

A CETESB no mês de janeiro 2017 realizou 934 autuações, e multou um total de 13.9 milhões de reais, por razões de descumprimento da legislação relacionada à áreas contaminadas, tornando o Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas fundamental nas organizações.

E  como prevenir antes de remediar?

Para evitar as autuações, a organização deve buscar a mitigação dos impactos ambientais negativos e dos riscos que a população e o meio ambiente estão sujeitos.  Uma vez que isso é um princípio legal, que diz ser essa responsabilidade relativo das suas próprias atividade.

 

A Diretoria Plena da CETESB aprovou em 2017 a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C ,  que contém os procedimentos para tal,  A Decisão  orienta quanto à:

·         Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas

·         Procedimento para Gerenciamento de Áreas Contaminadas

·         Diretrizes para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental

Existe  uma orientação para as organizações que ainda não possuem passivos ambientais que estabelece monitoramento preventivo das áreas com potencial de contaminação (AP) - Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas

Para as áreas que estão sob suspeita de contaminação, o Procedimento para Gerenciamento de Áreas Contaminadas descreve como deverão ser conduzidas todas as etapas do processo de identificação e de reabilitação de áreas contaminadas.

Em empreendimento com desativação e reutilização das áreas que abrigam ou abrigaram atividades com potencial  de contaminação,  existem as etapas sequenciais para esse controle.

 

 

 

 

Um diagnóstico ambiental preliminar é necessário para o plano de intervenção, o trabalho consiste em:

 

 

 

  1. Avaliação Ambiental Preliminar.
  2. Investigação Ambiental Confirmatória.
  3. Investigação Ambiental Detalhada.
  4. Avaliação de Risco Ecológico e á Saúde Humana.

 

 

 

 

 

 

 

REABILITAÇÃO

O trabalho de Reabilitação das Áreas Contaminadas consiste em:

  • Plano de Intervenção.
  • Remediação.
  • Monitoramento para Encerramento.

 

 

 

A Qualtec Consultoria e Treinamento, na sua divisão de Meio Ambiente, presta serviços especializados de consultoria ambiental, como projetos, diagnósticos e monitoramentos ambientais.  

Temos um corpo técnico altamente especializado  para atuarem nessas etapas solicitadas pelos órgãos públicos.

Possui a solução adequada para gerenciar a Área Contaminada do seu empreendimento, sempre prezando pela associação eficácia + ética + viabilidade econômica.

 

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM