FSC - Manejo Florestal

A certificação FSC® - Forest Stewardship Council  - Certificação de Manejo Florestal estabelece padrões que garantem ao consumidor que o produto foi fabricado com matéria prima proveniente de floresta certificada ou de origem controlada, garantindo matéria-prima de florestas plantadas e contribuindo para preservar nosso Meio Ambiente. Atualmente, o selo FSC é um dos selos verdes mais reconhecidos no mundo, com presença em mais de 75 países.

O FSC (Forest StewardshipCouncil) ou Conselho de Manejo Florestal, é uma organização não-governamental internacional fundada em 1993 por ambientalistas, pesquisadores e empresários, preocupados em conservar as florestas nativas existentes. Sediado em Bonn, na Alemanha, este conselho elaborou um conjunto de regras, Princípios e Critérios, normas e padrões conhecidos e aplicados mundialmente, para orientar que o manejo florestal seja feito de forma econômica e sustentável, conservando a biodiversidade e os direitos das comunidades próximas às áreas florestais.

OBJETIVO

A certificação busca conciliar o uso da floresta e os seus benefícios sociais e ambientais, através da organização das atividades, redução do impacto da exploração, conservação da biodiversidade, aumento da segurança no trabalho, regularização fundiária e relações humanas.

A Certificação de Cadeia de Custódia FSC avalia se um determinado produto foi produzido com matéria-prima (madeira, papel) de florestas certificadas e outras fontes controladas. Nesse tipo de certificação controla-se a cadeia produtiva, incluindo a procedência, o manuseio e o rastreamento da matéria-prima utilizada em todas as etapas de produção, desde a floresta até o produto final.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DO FSC?
Princípio 1: Obediência às Leis,Tratados, Convenções e Acordos ratificados pelo país;
Princípio 2: Respeito aos Direitos dos Trabalhadores e seu bem-estar social e econômico;
Princípio 3: Respeito aos Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais;
Princípio 4: Relações com a Comunidade que contribuam para manter ou aumentar o bem-estar social e econômico local;
Princípio 5: Uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta, aliando sustentabilidade econômica com benefícios ambientais e sociais;
Princípio 6: Cuidar dos Valores da floresta e Minimizar os Impactos Ambientais;
Princípio 7: Plano de Manejo consistente com as políticas e objetivos da organização, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco;
Princípio 8: Monitoramento e Avaliação do plano de manejo e de seus impactos feito de forma participativa, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco das atividades;
Princípio 9: Manter e/ ou melhorar as áreas de Alto Valor de Conservação na Unidade de Manejo; Princípio 10: Implementação das Atividades de Gestão de acordo com as políticas econômicas, ambientais e sociais e dos presentes Princípios e Critérios.

QUAIS OS PASSOS PARA OBTER A CERTIFICAÇÃODE CADEIA DE CUSTÓDIA FSC ?
Para que uma empresa possa receber a certificação FSC®, alguns requisitos precisam ser observados, dentre eles destacamos 5 passos que devem ser seguidos:
1. Possuir Fornecedores Certificados
Para a certificação de cadeia de custódia, é imprescindível que a empresa possua fornecedores de matéria-prima certificada. Se inicialmente a operação não possui um fornecedor certificado pelo FSC, ela poderá indicar em seu processo de certificação quais são os potenciais fornecedores certificados, lembrando que a permissão para a utilização da marca do FSC, contudo, somente será possível após a evidência de aquisição de materiais certificados. As normas do FSCnão proíbem
uma empresa certificada de continuar trabalhando com fornecedores não-certificados. Neste casoé necessário que o sistema de gestão da cadeia de custódia esteja estruturado para identificar e fazer a separação entre processos certificados e processos não-certificados.
2. Implementar um sistema de gestão da Cadeia de Custódia FSC
A empresa candidata à certificação deverá se preparar para a certificação, adequando ou implementando um sistema de controle eficiente que garanta o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis das normas FSC para cadeia de custódia. É necessário definir procedimentos para controle e gestão do sistema de cadeia de custódia da organização, assegurando que os mesmos são adotados por todos os envolvidos no processo. Como parte do sistema de gestão, a organização precisa desenvolver uma metodologia para rastrear todo o volume de material envolvido na produção certificada, demonstrando o balanço de materiais em relação à matéria-prima, processos produtivos e produtos acabados.
3. Estabelecer e implementar um plano de treinamento
A organização precisará desenvolver um plano de treinamento cobrindo os requisitos normativos aplicáveis, e implementá-lo no que diz respeito ao treinamento efetivo dos colaboradores envolvidos em cada etapa do processo de cadeia de custódia.
4. A auditoria de certificação FSC
Após implementar o sistema de gestão da cadeia de custódia FSC, o empreendimento esta apto a passar pela auditoria de certificação, que será realizada por uma entidade certificadora credenciada pelo FSC. No contato inicial com a certificadora, a organização deverá preencher alguns formulários contendo informações sobre sua atividade e sobre seu sistema de gestão da cadeia de custódia, além de assinar a proposta de certificação para que seja feito o agendamento da auditoria.
5. A emissão do certificado
Uma vez aprovada na auditoria, é necessário aguardar a emissão do certificado e do código de licença para que possa utilizar o selo FSC e iniciar a comercialização de produtos com certificado FSC (declarações FSC). O prazo de emissão do Certificado FSC varia conforme a certificadora e, pode levar média,de 30 a 60 dias para ser emitido.


BENEFÍCIOS

A certificação florestal FSC é uma garantia de que a madeira ou o papel utilizado em determinado produto ou matéria-prima são oriundos de processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, respeitando todas as leis vigentes no país. Os benefícios são:

Empresa ecologicamente correta: orienta os consumidores a optarem por empresas comprometidas com a conservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sócio-econômico do país.
Produto diferenciado: agregar valor ao produto final.
Comunidade: contribui para a melhoria da qualidade de vida e respeito aos trabalhadores florestais e às leis trabalhistas locais e globais.
Meio ambiente: permite o rastreamento da madeira e do papel desde a colheita até sua comercialização final, garantindo a conservação dos recursos naturais (solo, água, fauna e a flora).

ATUAÇÃO DA QUALTEC

Auxílio na Implantação - Desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processo. Define processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados.  Implanta indicadores de desempenho.  Busca de soluções personalizadas, sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.

Auditoria Interna - Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.


CLIENTES QUE NOS FORTALECEM