Inscreva-se para acompanhar nossas novidades e ficar por dentro dos projetos, das últimas notícias do setor e mais!

2019 Global 100: Empresas que estão dando exemplo de sustentabilidade no mundo

Realizado pela Corporate Knights, o resultado da 2019 Global 100 traz valiosas lições de sustentabilidade para as empresas

2019 Global 100: Empresas que estão dando exemplo de sustentabilidade no mundo

Publicado em
Abril/2019

Enquanto acontecia o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suiça), a mais recente edição da Global 100 era divulgada pela Corporate Knights em Toronto (Canadá). A Global 100 - Most sustainable corporations in the world (Global 100 - Corporações mais sustentáveis do mundo, em tradução livre) consiste em um ranking das 100 empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo.
Através dos critérios do ranking e das atitudes dessas organizações, podemos tirar valiosas lições para nossas empresas.

As escolhas da Global 100: como são definidas as empresas mais sustentáveis do mundo? 
A análise da Global 100 é realizada anualmente em cima de dados financeiros e relatórios de sustentabilidade, além de entrevistas em algumas das 7.500 empresas avaliadas. Para compor esta lista, a revista Corporate Knights avalia e seleciona organizações de todos os setores com base em indicadores como: 

  • utilização de energia elétrica,
  • emissões de carbono,
  • consumo de água,
  • geração e gerenciamento de resíduos sólidos,
  • capacidade de inovação,
  • estar em dia com os pagamentos de impostos,
  • o percentual de mulheres na gestão da organização, entre outros.

Esses indicadores possuem diferentes pesos dependendo da área de atuação da empresa. Por exemplo: a energia é avaliada em todos os setores, no entanto, terá um peso maior para uma empresa que representa uma parcela significativa do uso total de energia do que em comparação à uma empresa que faça pouco uso do total de energia.

Na liderança do Global 100 de 2019
No topo do ranking das empresas mais sustentáveis de 2019 temos a Chr. Hansem Holding, uma empresa dinamarquesa de biociência, que obtém mais de 80% de sua receita desenvolvendo soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola e protegendo as plantações por meio do uso de bactérias naturais em vez de pesticidas.
Além disso, cerca de 30% do conselho da Chr. Hansen Holding é composto por mulheres, e o salário do CEO é cerca de 24 vezes maior do que a média do funcionário (considerada uma proporção baixa para o ranking).

Vice-liderança de peso
Vice na liderança, a Kering AS é uma empresa francesa mais conhecida pelas marcas Gucci, Yves Saint Laurent e Alexander McQueen, entre outras. A organização destacou-se por 60% do conselho de diretores ser composto por mulheres, porcentagem surpreendente perto da média de grandes corporações, que é menor do que 20%. Além disso, a organização garante que mais de 40% de seus produtos são advindos de fontes sustentáveis certificadas.

O ranking da 2019 Global 100
Na página da revista Corporate Knights é possível ver a lista completa do ranking final da 2019 Global 100, além de acompanhar todo o processo de escolha e matérias especiais sobre o ranking.
Veja as 100 empresas mais sustentáveis do mundo clicando aqui.

O Brasil na 2019 Global 100
O Brasil marcou presença na edição de 2019 da Global 100: foram 4 empresas que apareceram no ranking, sendo a mais bem colocada ocupando a 8ª posição no ranking.
Na próxima semana, iremos divulgar as empresas brasileiras e suas posições no ranking, além de comentar sobre as atitudes sustentáveis adotadas por cada uma delas.

Faça sua parte, seja sustentável
Independente do tamanho de sua organização, seu setor de atuação ou seu valor no mercado de ações, cada empresa pode e deve contribuir para um mundo mais sustentável. Através de pequenas atitudes, as organizações contribuem ativamente na conservação do meio ambiente, na disseminação da cultura de sustentabilidade e preservação ambiental, e ainda conseguem economizar valores altos.
Descubra mais sobre sustentabilidade, preservação ambiental e como ambas contribuem para a economia das empresas em nosso vídeo, clicando aqui.

Sustentabilidade em foco
Acompanhe novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade em nosso blog e redes sociais (Facebook, Linkedin e Instagram). Aproveite para assinar nossa newsletter inserindo seu nome e e-mail ao final da página para receber as últimas notícias diretamente em seu e-mail.
Entre em contato conosco para projetos de meio ambiente e sustentabilidade: temos uma equipe especializada e pronta para atendê-lo.

Por Roberta Grillo
Bióloga especialista em Gerenciamento Ambiental e Sustentabilidade, Mestre em Biologia Vegetal
Consultora Ambiental da Qualtec Consultoria

*Direitos da imagem utilizada na abertura da matéria reservados à Corporate Knights.

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM