Inscreva-se para acompanhar nossas novidades e ficar por dentro dos projetos, das últimas notícias do setor e mais!

ISO 45001: o que a nova norma de saúde e segurança ocupacional vem acrescentar a antiga OHSAS 18001?

Incluindo riscos e oportunidades, a ISO 45001 traz um novo olhar para a OHSAS 18001

ISO 45001: o que a nova norma de saúde e segurança ocupacional vem acrescentar a antiga OHSAS 18001?

Publicado em
Maio/2019

Com um acidente de trabalho registrado a cada 49 segundos e uma morte a cada 3h e 40 minutos (dados levantados pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2018), ainda há muito a ser feito no que tange a questão de saúde e segurança do trabalhador no Brasil.

A norma ISO 45001:2018 foi criada justamente para atender e pautar sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional. A norma veio para subsituir e acrescentar novidades à antiga OHSAS 18001, integrando o tema de saúde e segurança do trabalho à família ISO.

Pensando nisso, elaboramos um texto que pudesse esclarecer as principais dúvidas a respeito das diferenças entre as normas, já que a questão a norma é muito importante para atender as organizações e apoiar na melhoria de seu desempenho em critérios de Saúde e Segurança Ocupacional.


Por que investir em um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional?
O principal objetivo de implementar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) é cumprir o lado de responsabilidade social das organizações quanto a preservar a saúde e segurança de seus funcionários, além de atender a legislação vigente que cuida a respeito da segurança do colaborador, já que um dos requisitos de atender ao SSO é estar em dia com suas obrigações legais.

Esse sistema também visa identificar previamente riscos e perigos em atividades exercidas dentro da organização, atuando preventivamente contra os mesmos, além, é claro, de fomentar uma educação laboral, que colabore com a maior conscientização de todos os envolvidos na atividade empresarial.

A certificação de uma empresa está baseada nos riscos que a atividade exercida por ela pode causar à saúde dos colaboradores. Dessa forma, ao implementar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança  Ocupacional, o projeto deverá  contemplar todas as atividades desempenhadas.


Quais os benefícios de um SSO?
Os benefícios de implementação das normas são muitos, tanto para empresas como para seus colaboradores. Podemos destacar entre eles: a redução significativa do número de acidentes, passivos trabalhistas e ações judiciais; além do melhor gerenciamento dos riscos relativos à segurança dos trabalhadores.

A empresa certificada também valoriza sua imagem ao se comprometer com a saúde e segurança de seu colaborador, ganhando a motivação de seu funcionário, que se sente mais amparado e parte fundamental do próprio sistema de gestão.


OHSAS 18001 e ISO 45001: a antiga e a nova norma de SSO
Para entender o assunto, vamos classificar as normas e explicar as principais mudanças com a chegada da ISO 45001.

As normas de sistema de gestão são instrumentos práticos que atuam na prevenção de incidentes, controle da documentação, acompanhamento do desempenho e melhoria contínua dos processos e pessoas envolvidos em uma organização.

A conhecida OHSAS 18001 (Occupational Health ans Safety Assessments Series) é uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional que possui o intuito de proteger e assegurar que os trabalhadores de uma determinada empresa estejam protegidos em um ambiente de trabalho com características salutares e seguras.

A
 norma foi utilizada por muito tempo, desde seu lançamento em 2007, já que até o ano de 2018 não existia uma norma ISO que estabelecesse esses parâmetros.

Com algumas adequações, surge a ISO 45001:2018, a norma internacional padrão ISO proposta para auxiliar as empresas na busca de melhores práticas em relação à Segurança e Saúde no Trabalho.

A criação dessa norma envolveu mais de 50 países e organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de aperfeiçoar e proporcionar um ambiente que fosse seguro a todos os trabalhadores, respaldados por um conceito de segurança e saúde internacional focados na prevenção.


Quais são as principais novidades da ISO 45001 em relação à antiga OHSAS 18001?
A ISO 45001 traz em seu escopo definições distintas das que eram utilizadas pela antiga norma. Uma delas, por exemplo, é a definição de risco, que agora passa a ser conceituada.

O conceito de trabalhador também foi modificado e agora é apresentado como “qualquer pessoa que realiza o trabalho ou atividades relacionadas ao trabalho que estão sob o controle da organização”.

A ISO 45001 também introduz o Anexo SL – designado de Estrutura de Alto Nível, instrumento já utilizado por outras normas ISO. Por meio do SL, a norma destaca a importância de levar em consideração a organização como um todo e entender que existem outros impactos diretos no SSO que vão além de simples questões internas.

Outro ponto importante que o anexo SL trouxe é a possibilidade de permitir maior integração entre os vários sistemas de gestão com base nas normas ISO.

A nova norma traz novidades como o alinhamento dos padrões nacionais de saúde e segurança ocupacional, compilando as normas e dando unidade ao tema. Vale ressaltar que as disposições relacionadas a requisitos legais não sofreram nenhuma alteração em sua essência.

Existem diferenças que valem ser ressaltadas, como, por exemplo, o fato da ISO 45001 estar pautada por processos, enquanto a OHSAS 18001 foi baseada em tipos de procedimento.

Outra diferença diz respeito às opiniões e debates das partes interessadas no processo, coisa que não acontecia na antiga norma. Com a integração das opiniões das partes interessadas, a norma fez com que essa discussão interna seja parte da cultura organizacional.

P
or fim, é importante destacar a consideração de riscos e oportunidades pela ISO 45001: a OHSAS 18001 sempre cuidou de forma exclusiva do tema de risco.

C
om a implementação da ISO 45001, as organizações serão capazes de garantir que a gestão de saúde e segurança do trabalhador esteja alinhada com o planejamento estratégico da empresa, facilitando assim o processo de integração entre as normas de sistemas de gestão.


O processo de migração do SSO de OHSAS 18001 para ISO 45001
A ISO 45001 e a OHSAS 18001 possuem padrões distintos.
No entanto, empresas que já eram certificadas na antiga OHSAS 18001 deverão migrar para a nova ISO 45001, respeitando o período de transição de três anos, contados a partir da publicação da nova norma, em 2018.

É importante que exista uma capacitação desde já para os colaboradores da empresa, para que já possam se familiriarizar com as mudanças e fazer uma transição mais tranquila, sem correria.

A transição para a ISO 45001 significa ajustar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, e os benefícios poderão ser brevemente colhidos pela organização e seus colaboradores.


S
aiba mais sobre a ISO 45001:2018!
Conheça mais sobre a norma ISO 45001, acesse o conteúdo dos treinamentos e confira mais notícias sobre saúde e segurança ocupacional.
Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco.


As medidas de segurança tomadas pela empresa são eficazes para os colaboradores?
O que falta para que a organização invista em um SSO?
Compartilhe sua experiência conosco através das nossas redes sociais, inclusive sugerindo seus assuntos de interesse: Linkedin | Facebook | Instagram


Precisa de auxílio na sua organização?
Saiba como estruturar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus colaboradores: entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.
Trabalhamos com consultoria, auditoria, treinamentos in company ou conforme nossa agenda aberta e diagnóstico de gap em saúde e segurança ocupacional, além de outras áreas de atuação.
Para sua maior comodidade, a Qualtec também conta com consultoria online em ISO 45001: solicite uma demonstração gratuita!



Não perca as novidades do blog da Qualtec!
Cadastre seu nome e e-mail no rodapé da página para receber nossa newsletter. Você pode escolher sua(s) área de interesse e receber nossas notícias, últimas postagens e mais!

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM