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Profissionais do complexo Vilaboim Center recebem treinamento sobre gerenciamento de resíduos

O treinamento faz parte do projeto Vilaboim Recicla, e foi ministrado para os profissionais de todo o complexo – hotel, mall e residencial

Profissionais do complexo Vilaboim Center recebem treinamento sobre gerenciamento de resíduos

Publicado em
Maio/2019

No dia 06 de maio a Qualtec esteve presente no condomínio Vilaboim Center para ministrar o treinamento de funcionários no Vilaboim Recicla, projeto de Gerenciamento de Resíduos do empreendimento.

O projeto Vilaboim Recicla – Gerenciamento de Resíduos Sólidos
No início de 2018, o projeto nomeado “Vilaboim Recicla” foi iniciado através da elaboração e implantação do gerenciamento de resíduos no complexo Vilaboim Center.
O complexo possui uma proposta diferente, pois se trata de um empreendimento de uso misto, onde, no mesmo prédio, encontram-se o hotel (sob administração do grupo Transamérica Prime), o residencial e o mall (lojas).

O projeto foi solicitado pela síndica, parte dos moradores e operacional do empreendimento, a fim de manter um procedimento de limpeza e manutenção do espaço, garantir o seu papel como cidadão ao destinar corretamente seus resíduos, diminuindo o impacto ambiental gerado pelo consumo excessivo e descarte de resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados e acabam incorretamente em aterros sanitários - gerando inúmeros problemas socioambientais e perdendo oportunidades, como a venda de recicláveis e o reaproveitamento de materiais.

Atendimento à requisitos de legislação ambiental
É importante ressaltar outro grande motivo para a implantação do projeto no condomínio, que é a própria obrigação legal.
Muitos não sabem, mas complexos residenciais, comerciais e públicos localizados no Estado de São Paulo são obrigados a implantar a Coleta Seletiva.

legislação estadual vale para prédios com mais de 50 apartamentos, assim como condomínios industriais e shoppings com mais de 50 lojas, empresas de grande porte e repartições públicas; estando os empreendimentos que não cumprirem com a lei sujeitos à multa de 500 UFESP’s (cerca de R$ 13.260,00 reais nos valores atuais).

“Artigo 1º – Ficam os shopping centers do Estado, que possuam um número superior a 50 (cinqüenta) estabelecimentos comerciais, obrigados a implantar processo de coleta seletiva de lixo.
(...)
Artigo 4º – A obrigatoriedade prevista nesta lei também se aplica:

I – a empresas de grande porte;

II – a condomínios industriais com, no mínimo, 50 (cinqüenta) estabelecimentos;

III – a condomínios residenciais com, no mínimo, 50 (cinqüenta) habitações;

IV – a repartições públicas, nos termos de regulamento.”

(ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, LEI 12.528/2007)


Integração da equipe: conscientizar os profissionais é essencial para o estabelecimento da cultura
O treinamento dos colaboradores é uma etapa importantíssima do projeto, para que eles entendam o papel fundamental que exercem para o bom funcionamento da logística implantada.

Afinal, sem a colaboração e envolvimento deles, o projeto não caminhará de maneira efetiva. Além disso, é uma forma de gerar mudança de cultura, mostrando a esses colaboradores os motivos grandiosos por trás de um projeto como esse, e possibilitando que repassem as informações e “defendam a causa” fora do local de trabalho, inclusive em suas próprias casas.

Sobre o treinamento de gerenciamento de resíduos
No treinamento ministrado pelos nossos consultores Roberta Grillo e Thiago Dourado, foram abordados pontos para o entendimento da importância do projeto e a sensibilização a respeito do tema, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os impactos socioambientais gerados em decorrência da má gestão de resíduos e o tempo de decomposição dos materiais.

No entanto, o maior intuito do treinamento não era ocupar o tempo dos funcionários com a parte teórica, e sim informá-los a respeito da parte prática: onde eles se encaixam neste projeto e como proceder diante de determinadas situações.

Portanto, foram expostos majoritariamente tópicos como:

  • logística de retirada dos resíduos;

· como tratar problemas e situações encontradas no cotidiano;

· quais são as classes de resíduos que estão contempladas no projeto;

· dúvidas a respeito de materiais e em qual classe se encaixam;

· resolução de problemas já presentes e/ou prováveis de acontecer;

· dentre outras questões mais práticas e operacionais.


A participação dos funcionários foi essencial para tirar dúvidas e escutar situações em que não sabiam lidar com os comportamentos inadequados por parte dos moradores.

Esta foi apenas uma das etapas do projeto, sendo de extrema importância um treinamento e conversa com os moradores para sanar dúvidas, orientar e apresentar os problemas que tem dificultado o bom andamento do projeto.

Por Roberta Grillo
Bióloga especialista em Gerenciamento Ambiental e Sustentabilidade, Mestre em Biologia Vegetal
Consultora Ambiental da Qualtec Consultoria

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