Inscreva-se para acompanhar nossas novidades e ficar por dentro dos projetos, das últimas notícias do setor e mais!

Índice de Percepção da Corrupção 2018

Resultado do IPC 2018 para o Brasil é alarmante

Índice de Percepção da Corrupção 2018

Publicado em
Fevereiro/2019

A Transparência Internacional Brasil acaba de lançar o estudo anual “Índice De Percepção Da Corrupção 2018”, contendo os últimos dados levantados. Os dados do Brasil são chocantes: maior queda desde 2012 e 105ª posição no ranking internacional.

O que é o Índice de Percepção da Corrupção (IPC)?
O estudo é feito pela Transparency International desde 1995 e conta com dados coletados em 180 países e territórios, sendo realizado anualmente desde 2012.
O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é a forma mais abrangente de medição da corrupção no mundo, medindo o número percebido de corrupção no setor público de 0 (altamente corrupto) a 100 (muito íntegro).

O Brasil no IPC
O Brasil apresentou a maior queda no IPC desde 2012, quando o estudo passou a ser feito anualmente: de 43, caímos para 35 pontos em 2018. Além disso, o Brasil ocupa a 105ª posição em um ranking de 180, posição dividida com mais 8 territórios, ou seja, estamos na faixa dos mais corruptos, segundo o estudo.
Tais dados são alarmantes, visto que, cada vez mais, o mercado tem se atentado para a questão da corrupção e suborno, cobrando medidas cada vez mais firmes para estabelecer um ambiente mais íntegro, ético e transparente.

O impacto do Índice de Percepção da Corrupção no dia a dia
É perceptível que nosso país vem passando por mudanças drásticas em relação à corrupção, tanto no sentido de perceber quanto de combater tais atos.
Exemplo disso são os grandes escândalos que acompanhamos há poucos anos e o surgimento de medidas como a Operação Lava-Jato, além de medidas legais mais severas e específicas e medidas como a ABNT NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.
Tais acontecimentos marcaram nosso país, produzindo um efeito dominó na sociedade em geral, incluindo o ambiente de negócios, tanto no setor público quanto no privado.

105ª posição no IPC: 3ª queda anual seguida do Brasil no IPC
Mesmo com toda a atenção dada ao assunto, o resultado apresentado pelo Brasil no IPC em 2018 vem reafirmar algo que já sabíamos: com um problema tão enraizado, não podemos medir esforços para combater a corrupção.
Apesar do grande apelo midiático e mercadológico, ainda estamos longe de alcançar um patamar mais otimista: a média global é de 43 pontos, enquanto o Brasil marcou apenas 35, ficando abaixo da média global, que já não é tão animadora assim.

O que fazer para contribuir na luta contra a corrupção?
Aqui no nosso blog, você encontrará diversos artigos a respeito da luta contra a corrupção e antissuborno, além de medidas que podem ser tomadas para ajudar a combater tais males.
O importante é entender que precisamos ser proativos e convictos, temos respaldo legal (leis aplicáveis) voltado diretamente para questões de corrupção, além de diversos programas nacionais, normas internacionais, iniciativas privadas e apelo do poder público contra a corrupção e antissuborno.

Acreditação internacional antissuborno, uma grande aliada na luta contra a corrupção
De acordo com a ABNT NBR ISO 37001:2017 – Sistema de Gestão Antissuborno, as organizações possuem a obrigação de agir proativamente e combater o suborno, assumindo o compromisso de estabelecer uma cultura de integridade, transparência e compliance.
O sucesso ou fracasso dessa mudança dependerão diretamente da liderança e natureza da cultura organizacional.
Apesar do foco em suborno, é possível acrescentar no escopo da ABNT NBR ISO 37001 outras questões relacionadas à corrupção, como lavagem de dinheiro e fraude.

Saiba mais sobre o assunto e entre nessa luta!
Acompanhe os dados do IPC através da página da Transparência Internacional Brasil, onde também é possível baixar o resultado completo do estudo.
Na página, é feito o apelo para que você se comprometa com as Novas Medidas Contra a Corrupção, que conta com a assinatura dos colaboradores da Qualtec.
Conheça mais sobre diversas medidas contra o suborno e corrupção através do nosso blog.
Saiba mais sobre a ABNT NBR ISO 37001 e como ela pode contribuir na luta contra a corrupção e auxiliar sua organização a estabelecer uma cultura antissuborno que os diferenciará no mercado.

Dúvidas? Não se preocupe: saiba como a Qualtec pode auxiliar sua organização
Os especialistas da Qualtec estão preparados para auxiliar no combate ao suborno e á corrupção, oferecendo diversos serviços na norma ABNT NBR ISO 37001, ISO 19600, DSC 10000 , Programa Pró-Ética e Programas de Integridade:
Diagnóstico de Gap - execução de diagnóstico, analisando as práticas executadas descritas nos procedimentos de trabalho do Sistema de Gestão atual em relação aos requisitos. Tem as características de: ser Independente do ciclo de atividades de certificação e Identificar desvios (gaps) atuais da organização com relação ao programa. O grande diferencial do diagnóstico da Qualtec é o relatório entregue a organização que dispões os requisitos e apresenta a prática a ser aplicada, apresenta todos os pontos para apoio na definição do cronograma de trabalho adequado.
Treinamento de interpretação e entendimento - propicia aos participantes a interpretação e entendimento da norma e apresenta os requisitos necessários para a implementação.
Treinamento de formação de auditor interno – propicia aos participantes o entendimento da normas e requisitos necessários para a implementação, além de prepara-lo para a execução de auditorias internas.
Consultoria e auxílio na implantação -  desenvolvimento de procedimentos e manuais e elaboração de processos; aperfeiçoamento da eficiência e eficácia de processos (produtivos e administrativos correlatos); definição de processos de trabalho e de sistemas que são claramente entendidos, gerenciados e melhorados; implantação de indicadores de desempenho e busca de soluções personalizadas, tornando o sistema de gestão adaptado à estrutura da empresa.
Auditoria Interna -  Nas auditorias são identificadas oportunidades de melhoria, visando à total compatibilidade entre os processos em operação e os processos descritos nos documentos. Tem a vantagem de avaliações independentes, visão externa e neutra do sistema, resultados mais objetivos e maior número de oportunidades de melhorias.

Entre em contato conosco para que possamos estruturar a melhor proposta para você!
qualtec@qualtec.com.br ou (16) 3610-0373
Acompanhe nossa Página no Facebook e nossa Página no Linkedin para ficar por dentro das novidades!

CLIENTES QUE NOS FORTALECEM